Exame Logo

Perdigão coloca 2.800 funcionários em férias coletivas para ajustar produção

Medida atinge as unidades do Rio Grande do Sul e tem por objetivo reduzir a produção destinada à exportação

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Para ajustar a produção à queda de demanda no mercado externo, a Perdigão informou que vai conceder férias coletivas a 2.800 funcionários das fábricas de Porto Alegre e Lajeado, no Rio Grande do Sul. A medida atingirá somente os profissionais que trabalham exclusivamente na linha de produtos para exportação, já que, segundo a companhia, a demanda interna não sofreu redução.

A decisão já era esperada pelo mercado. No ano passado, a Perdigão informou que cortaria em 20% a produção de aves destinadas ao mercado externo ainda no primeiro trimestre de 2009.

Veja também

Pelos dados preliminares da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), em janeiro, as exportações de frango in natura recuaram 10,9% em relação ao mesmo período do ano passado e 5,7% na comparação com dezembro, para 338,4 milhões de dólares. O preço médio caiu para 1,38 dólar o quilo - 11,8% a menos que em janeiro de 2008 e 7,2% inferior a dezembro.

O desempenho só não foi pior que o da carne bovina in natura. As exportações despencaram 53,8% em relação a janeiro do ano passado e 21,5% na comparação com dezembro, para 168,5 milhões de dólares. O preço médio foi reduzido a 2,98 dólares por quilo - 25% menos que em janeiro de 2008 e 14,6% inferior a dezembro do ano passado.

Ao contrário do que se viu nas exportações de carne bovina, porém, nas de frango houve pequena alta - 1% em relação a janeiro de 2008 e 1,6% sobre dezembro, para 244,5 mil toneladas. Isso mostra que o principal fator que provocou queda nos resultados das empresas foi a valorização do real, que subiu 3,6% no mês passado. Outro fator que reduziu os lucros com as vendas ao exterior foi o aumento de custos. Os preços dos grãos, que são a base da alimentação dos animais, subiram até 10% no último mês.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame