Exame Logo

Operadora mexicana compra a BCP Nordeste

A operadora de telefonia celular mexicana America Movil comprou 95% da brasileira BCP Nordeste (BSE). Foram adquiridas as participações da BellSouth e da Verbier (dos irmãos Safra). O negócio - que já vinha sendo dado como certo nas últimas semanas - está avaliado em cerca de 180 milhões de dólares e deve ser finalizado em […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A operadora de telefonia celular mexicana America Movil comprou 95% da brasileira BCP Nordeste (BSE). Foram adquiridas as participações da BellSouth e da Verbier (dos irmãos Safra). O negócio - que já vinha sendo dado como certo nas últimas semanas - está avaliado em cerca de 180 milhões de dólares e deve ser finalizado em cerca de 45 dias.

No Brasil, a America Movil é dona da Telecom Américas, que controla as operadoras ATL (Rio de Janeiro), Tess (interior de São Paulo), Claro Digital (Rio Grande do Sul) e da Americel (região Centro-Oeste). Com a aquisição da BSE, ela passa a ser a segunda maior operadora do país, depois da joint venture entre a Portugal Telecom e a Telefónica Móviles, com mais de 6 milhões de usuários. "A aquisição foi estratégica. A área da BSE complementa a cobertura nacional da Telecom Americas", afirma Carlos Henrique Moreira, presidenete da empresa. Segundo ele, a cobertura das operadoras da Telecom Americas atinge 82% da população do país. Na América Latina, a empresa mexicana possui 34 milhões de usuários.

Veja também

A BSE tinha 1 milhão de clientes no final de 2002 e atua nos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. A BellSouth e a Verbier também são sócias na BCP São Paulo, que atua na região metropolitana da capital e não entrou nas negociações.

A BCP paulista enfrenta dificuldades financeiras e está à venda - a própria Telecom Américas é candidata a compradora, mas as apostas estão altas na Oi, o braço de telefonia celular da Telemar. A BCP entrou em default em março do ano passado, quando deixou de pagar uma parcela de 375 milhões de dólares a seus credores.

Aposta no Brasil

A compra da BSE foi um passo importante para a consolidação do mercado de telefonia celular nacional e certamente será citada como um exemplo de confiança do investidor estrangeiro na economia do Brasil.

A America Movile, que controla quatro operadoras nacionais (cinco, com a BSE), é uma das poucas empresas de telecomunicações que não sofreram efeitos da crise internacional do setor. Em 2002, a companhia mexicana - que tem 90% de participação no mercado daquele país - faturou 10 bilhões de dólares. É a maior operadora de toda América Latina, com 34 milhões de usuários.

O mercado brasileiro faz parte da estratégia da empresa há algum tempo. Em junho do ano passado, os mexicanos fizeram um aporte de capital nas operadoras nacionais de 1,4 bilhão de dólares - o suficiente para zerar a maior parte de suas dívidas. Em novembro, arrematou - por 440 milhões de reais - licenças para operar novas redes de telefonia nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Bahia e Sergipe.

A compra da BSE ainda não é o último movimento da America Moviles no Brasil. Segundo Carlos Henrique Moreira, presidente da Telecom Americas, novos e grandes investimentos ainda virão este ano, com a modernização das redes atuais. "Na semana que vem devemos assinar as cartas de intenções com os fornecedores de equipamentos das novas redes", diz ele. De acordo com analistas do mercado, a Telecom Americas deve investir em torno de 800 milhões de dólares nos próximos três anos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame