Negócios

J.P. Morgan e Citigroup pagarão US$ 300 mi por fraude na Enron

Os bancos J.P. Morgan Chase e Citigroup foram punidos em mais de 300 milhões de dólares por participarem das fraudes contábeis da companhia de energia americana Enron. Pelo acordo judicial firmado com a Securities and Commission (SEC), o J.P. Morgan irá pagar 135 milhões de dólares e o Citigroup, 120 milhões. Além do pagamento que […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

Os bancos J.P. Morgan Chase e Citigroup foram punidos em mais de 300 milhões de dólares por participarem das fraudes contábeis da companhia de energia americana Enron. Pelo acordo judicial firmado com a Securities and Commission (SEC), o J.P. Morgan irá pagar 135 milhões de dólares e o Citigroup, 120 milhões. Além do pagamento que será feito ao governo federal, os bancos concordaram em desembolsar mais 50 milhões de dólares que deverão ser pagos para o estado e a cidade de Nova York.

O governo americano acusou o J.P. Morgan e o Citigroup de ajudar "a confundir seus investidores, ao caracterizar o que era essencialmente um procedimento de empréstimo como recursos provenientes de atividades operacionais." Os dois bancos fecharam o acordo sem assumir ou negar qualquer culpa no episódio.

Além da Enron, o acordo engloba também processo semelhante contra a atuação do Citigroup na contabilidade da Dynegy. Segundo a SEC, as multas serão distribuídas aos acionistas das duas empresas de energia: os da Enron receberão 236 milhões de dólares e os da Dynegy, 19 milhões.

Com informações do The Wall Street Journal.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Mais na Exame