Exame Logo

IPI menor para eletrodomésticos beneficiaria Lojas Americanas, B2W e Ponto Frio

Redução de imposto facilitaria a compra de geladeira para cerca de 5 milhões de famílias que não possuem o produto

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Depois da redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) pra carros, caminhões e materiais de construção, o governo estuda a possibilidade de reduzir o imposto para geladeiras, fogões e máquinas de lavar, produtos pertencentes à chamada linha branca. Para analistas, essa medida impactaria de forma positiva as empresas de varejo de eletroeletrônicos como Lojas Americanas, B2W, Ponto Frio e Pão de Açucar, entre outras.

A ação de combate à crise já influencia as cotações dos papéis dessas empresas varejistas. Às 12h49, as maiores altas registradas entre as ações do Ibovespa eram dos papéis da Lojas Americanas (LAME4), cotadas a 7,75 reais, com um aumento de 5,30%, e da B2W (BTOW3), com alta de 6,52%, para 24,50 reais.

Veja também

Além de estimular a produção nas empresas, gerando demanda, a proposta visa também reduzir energia com a troca de geladeiras antigas, que emitem gases tóxicos e são menos econômicas.

Atualmente, as alíquotas giram em torno de 5%, no caso dos fogões, até 20%, para máquinas de lavar. Estima-se que a cada ponto percentual no corte do IPI de geladeira acarrete em uma perda de 190 milhões de reais para o governo. No caso das máquinas de lavar, o governo deixaria de arrecadar 16 milhões de reais.

Os benefícios não seriam benéficos apenas para fabricantes e varejistas. Cerca de 5 milhões de famílias que não possuem o eletrodoméstico teriam maior possibilidade de comprar a sua primeira geladeira.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame