Icahn diz que governança corporativa do eBay é a pior

Investidor detém uma participação de 2,15% na empresa

	Carl Icahn: "eu nunca vi pior governança corporativa do que a do eBay", disse Icahn ao canal de televisão norte-americano CNBC
 (Scott Eells/Bloomberg)
Carl Icahn: "eu nunca vi pior governança corporativa do que a do eBay", disse Icahn ao canal de televisão norte-americano CNBC (Scott Eells/Bloomberg)
D
Da RedaçãoPublicado em 05/03/2014 às 13:52.

Nova York - O investidor bilionário Carl Icahn disse nesta quarta-feira que a governança corporativa da gigante de e-commerce eBay era a pior que ele já viu.

"Eu nunca vi pior governança corporativa do que a do eBay", disse Icahn ao canal de televisão norte-americano CNBC. Icahn, que detém uma participação de 2,15 por cento na empresa, é conhecido por ter grandes participações em empresas e pressionar por mudança de gestão.

Icahn disse também que o presidente-executivo do eBay, John Donahoe, não deve ter controle sobre o PayPal, negócio de pagamentos de rápido crescimento da empresa.

Icahn pediu à empresa a cisão do PayPal. Ele brigou publicamente com o eBay sobre a venda em 2009 de uma participação majoritária no serviço de telefonia online Skype a investidores privados, incluindo à empresa de venture capital do membro do conselho do eBay Marc Andreessen.

Icahn, que criticou Andreessen por lucrar com a venda posterior do Skype para a Microsoft por 8,5 bilhões de dólares em 2011, disse à CNBC que "pode culpar Donahoe mais que Andreessen por deixar isso acontecer".

Icahn, cuja empresa de investimento tem uma fatia de mais de 4 bilhões de dólares na Apple, reiterou nesta quarta-feira que a empresa foi subestimada e disse que o executivo-chefe Tim Cook estava "fazendo um bom trabalho".

Icahn, presidente da Icahn Enterprises LP, não estava imediatamente disponível para comentar o assunto.