Exame Logo

Homens mais altos ganham mais, segundo estudo

Cerca de 5 cm a mais na altura equivalem a um aumento de R$ 1,5 mil por ano

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Um estudo feito por dois cientistas australianos indicou que homens altos recebem salários maiores do que os baixinhos. Os autores da pesquisa Andrew Leigh, da Universidade Nacional Australiana, e Michael Kortt, da Universidade de Sydney, se basearam em uma mostra de 7 mil pessoas e concluíram que 5 cm a mais de altura equivalem a 950 dólares australianos (cerca de 1,5 mil reais por ano) adicionais no salário anual.

Eles consideraram 1,77 m de altura como sendo a média dos homens em geral. "Nossas estimativas sugerem que se este homem tivesse 1,82 m ganharia cerca de 1,5% a mais. É quase igual ao ganho de salário por um ano a mais de experiência,” afirmaram os autores do estudo.

Veja também

Segundo os cientistas, isso pode acontecer devido ao suposto respeito que as pessoas mais altas impõem aos demais, ou, ainda, por causa da provável vantagem inicial no relacionamento social e em atividades esportivas.

O estudo reforça somente a relação entre altura e salário, sem abordar outras variáveis, como, por exemplo, a influência que o índice de massa corpórea (indicador que mede se um indivíduo está dentro, acima ou abaixo do peso) exerce nos salários das pessoas. Esta constação já foi feita por pesquisadores da Alemanha e EUA.

"Não detectamos punição salarial por estar acima do peso ou obeso no mercado de trabalho australiano.", disseram Leigh e Kortt.

Para os cientistas, a relação de peso x remuneração pode ser explicada pela falta de homogeneidade nas estatísticas ou por uma diferença de atitudes em relação à obesidade nos diferentes mercados de trabalhos.

Quanto ao universo feminino, a relação altura x salário até existe, mas de forma bastante incipiente. Somente com cerca de 10 cm a mais na altura é que se verifica um aumento de 1,5% na hora do pagamento.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame