Ultrapar compra distribuidora para crescer no Norte

Com a compra da DNP, rede Ipiranga aumentará em 40% o volume de vendas na região

São Paulo - O Grupo Ultrapar fechou a aquisição da Distribuidora Nacional de Petróleo (DNP) por 85 milhões de reais. O negócio será conduzido por meio da Ipiranga Produtos de Petróleo, controlada pela Ultrapar. De acordo com comunicado à Bovespa, o valor ainda pode sofrer ajustes de capital de giro e endividamento no ato do pagamento, previsto para novembro.

A DNP possui 110 postos de combustíveis no Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre, Pará e Mato Grosso. No ano passado, a rede alcançou 260.000 metros cúbicos de vendas de diesel, gasolina e etanol. Seu desempenho lhe garantiu a quarta posição entre os distribuidores do Norte, com uma fatia de 4% de mercado.

A geração de caixa da DNP, medida pelo ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação), foi de 17 milhões de reais no ano passado.

Segundo a Ultrapar, a compra da DNP “reforça a estratégia de expansão, iniciada com a aquisição da Texaco, para as regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte, onde o crescimento do consumo tem sido acima da média nacional, e a participação de mercado da Ipiranga é menor do que nas regiões Sul e Sudeste.”

A Ultrapar informou ainda que a compra da DNP ampliará em 40% o volume de vendas da Ipiranga no Norte, o que ampliará sua participação regional para 14% do mercado.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.