Exame Logo

GM anuncia medidas para economizar US$ 15 bilhões em 2009

Venda de ativos, corte de custos e redução da capacidade produtiva são algumas das ações planejadas

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Para enfrentar a crise que parece tornar-se mais grave a cada dia, com queda de vendas e da cotação de seus papéis, a General Motors anunciou uma série de medidas nesta terça-feira (15/7). O objetivo é gerar um excedente de caixa de 15 bilhões de dólares no próximo ano. Entre as ações que serão implementadas, estão a venda de ativos, corte de custos e redução da capacidade produtiva de picapes, caminhões e veículos leves.

A GM também vai suspender a distribuição de dividendos aos acionistas, reduzir compensações salariais e cortar a cobertura do plano de saúde para funcionários aposentados com mais de 65 anos. De acordo com o Wall Street Journal, as medidas foram anunciadas um mês após a montadora informar que vai fechar mais quatro plantas até 2010, como resposta à queda das vendas de veículos de grande porte, prejudicados pela disparada do petróleo no mercado mundial.

Veja também

A crise da companhia começou há cerca de três anos, com os pesados pacotes de benefícios que paga a aposentados e funcionários da ativa. Os problemas se aprofundaram no ano passado, quando a escalada do petróleo começou e os consumidores começaram a fugir de veículos que consomem muito combustível - caso das picapes da GM. Segundo o WSJ, essa situação levou a companhia a registrar sucessivos prejuízos e a apresentar fluxo de caixa negativo. Não há uma previsão de quando a montadora voltará a operar no azul, mas espera-se que as medidas a coloquem em condições mais sólidas para crescer a partir de 2010, ano em que os especialistas acreditam ser o início da recuperação do setor automotivo americano.

Ao lado da reestruturação operacional, a GM procura oportunidades para vender parte de seus ativos, algo que pode render de 2 a 4 bilhões de dólares. A companhia também admitiu que pode vender a marca Hummer, de picapes, conforme o mercado já especulava há semanas.

A GM vai, ainda, buscar uma captação de recursos no mercado financeiro na faixa de 2 a 3 bilhões de dólares. Em nota ao mercado, a montadora ressaltou que possui ativos de 20 bilhões de dólares passíveis de serem dados como garantia da linha de crédito. "Estamos respondendo agressivamente aos desafios atuais do mercado americano de automóveis", afirmou o presidente da GM, Rick Wagoner.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame