Negócios

Globo reestrutura, Reichstul sai do comando e Marluce se afasta por motivo de saúde

As Organizações Globo decidiram adiar a abertura de capital da holding Globo SA e anunciaram na noite de terça-feira uma reestruturação do comando do braço financeiro do maior grupo de mídia do país. Em nota oficial divulgada nesta terça-feira, a empresa afirma que pretende reduzir a sua estrutura organizacional. A criação da Globo S.A. foi […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

As Organizações Globo decidiram adiar a abertura de capital da holding Globo SA e anunciaram na noite de terça-feira uma reestruturação do comando do braço financeiro do maior grupo de mídia do país.

Em nota oficial divulgada nesta terça-feira, a empresa afirma que pretende reduzir a sua estrutura organizacional. A criação da Globo S.A. foi anunciada em 19 de junho deste ano, com o objetivo de abrir o capital da empresa em bolsa de valores, atraindo investidores, três semanas após a aprovação pelo Congresso de emenda constitucional que permitiu que os veículos de mídia possam ser controlados por pessoas jurídicas e que investidores estrangeiros detenham até 30 por cento do capital de empresas brasileiras.

Na ocasião, Reichstul tinha afirmado que a abertura de capital aconteceria até o final deste ano, mas isso dependeria "das condições do mercado".

Se a Globo S.A. já existisse em 2001, teria faturamento de 2,5 bilhões de dólares, 20 mil funcionários e dívida de 1,5 bilhão de dólares, de acordo com exercício fornecido pela companhia em junho. Leia a íntegra da nota:

"As Organizações Globo decidiram simplificar e reduzir a sua estrutura corporativa de modo a adequá-la à nova realidade do mercado. Com essa medida várias funções, antes desenvolvidas pela Globopar, serão desempenhadas pela TV Globo Ltda passando a Globopar a se ocupar apenas da gestão financeira do Grupo. A efetivação da Globo S.A. está postergada.

O atual Diretor Financeiro, Ronnie Moreira, assume como Presidente da Globopar. Philippe Reichstul continuará nas Organizações Globo como membro do Conselho de Administração. Roberto Irineu Marinho acumulará a Presidência do Conselho com a Presidência Executiva do Grupo. Esta reorganização trará um aumento da eficiência administrativa do Grupo e, uma notável redução nos seus custos eliminando estruturas paralelas. Organizações Globo

A saída de Reichstul coicide com o afastamento da diretora-geral da TV Globo, Marluce Dias da Silva, por questões de saúde. Leia a íntegra da nota abaixo:

A Família Marinho comunicou hoje (terça-feira) aos seus funcionários o afastamento temporário da diretora geral da TV Globo, Marluce Dias da Silva. Marluce vai precisar se afastar de suas funções para tratamento médico. Segue abaixo a íntegra da carta que os acionistas enviaram:

"Recebemos hoje da Marluce, amiga querida e Diretora Geral da TV Globo, a confirmação de que precisará se afastar da Direção da TV por alguns meses, para tratamento de saúde.

Nossa primeira reação foi de preocupação pela Marluce, mas lembrando do seu perfil de guerreira passamos rapidamente da preocupação à certeza de que este será apenas mais um desafio que ela irá vencer. Vamos acompanhar com carinho sua recuperação.

Ficamos no entanto totalmente seguros quanto aos rumos da TV Globo durante esse período, porque o modelo de gestão da TV será mantido exatamente como vem funcionando e gerando resultados positivos. Todos os cargos, os seus ocupantes e os processos de tomada de decisão e ação permanecerão

inalterados.

O Comitê Operacional, que permanece sob a coordenação de Octávio Florisbal e com a mesma composição atual, continuará a ser a principal instância de decisão na TV. Se até agora o Comitê se reportava aos Acionistas através da

Marluce e do Roberto Irineu, nesse período passará a faze-lo diretamente através do Roberto. A própria Marluce, nos intervalos do tratamento, continuará assessorando o Roberto Irineu no acompanhamento da TV Globo e demais empresas da Unidade de Televisão e Entretenimento.

Não ignoramos é claro, a complexidade do momento atual, em que se somam ao afastamento da Marluce, sérios desafios a serem enfrentados em decorrência de fatores externos à TV Globo. Mas a nossa confiança na continuidade do sucesso da TV repousa, de um lado, na comprovada qualidade do time da Globo e, de outro, no nosso compromisso de continuar garantindo a esse time, os meios necessários para a permanente construção desse sucesso, que é motivo de orgulho e de felicidade para todos nós.

E temos certeza que a Marluce vai nos surpreender mais uma vez retornando à Globo mais cedo do que seria esperado. É o que todos desejamos."

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Após crise de R$ 5,7 bi, incorporadora PDG trabalha para restaurar confiança do cliente e do mercado

Mais na Exame