Exame Logo

Faturamento da Redecard com cartões de débito dá salto de 69%

A prestação de serviços, em especial da área financeira, está entre os poucos setores da economia brasileira que ainda exibe números positivos. Um bom exemplo disse são os resultados divulgados nesta sexta-feira (25/7) pela Redecard, empresa responsável pelas transações de cartões de crédito e de débito das bandeiras MasterCard, Maestro, RedeShop e Diners Club International […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A prestação de serviços, em especial da área financeira, está entre os poucos setores da economia brasileira que ainda exibe números positivos. Um bom exemplo disse são os resultados divulgados nesta sexta-feira (25/7) pela Redecard, empresa responsável pelas transações de cartões de crédito e de débito das bandeiras MasterCard, Maestro, RedeShop e Diners Club International em 740 mil estabelecimentos credenciados no país. O faturamento da empresa (com cartões de crédito e de débito) teve um crescimento de 30,7% no primeiro semestre em relação a igual período do ano passado e fechou em 19,6 bilhões de reais. O resultado total no ano passado foi de 34,5 bilhões de reais.

O resultado individual por segmento de negócio comprova o crescimento dos cartões de débito como uma alternativa de pagamento. O faturamento com operações de débito no primeiro semestre ficou em 4,6 bilhões de reais, alta de 69% em relação a igual período do ano passado. Foram processadas 107 milhões de operações no período. O faturamento com cartão crédito, por sua vez, registrou alta de 23% e fechou o período em 15 bilhões de reais.

Veja também

Boa parte do resultado da Redecard reflete a expansão promovida pela empresa em novos nichos pouco tradicionais, como padarias, rotisserias, estacionamentos, auto-escolas e lava-rápidos. Cada vez mais, estamos buscando ativar o uso dos cartões de débito e crédito em lugares inusitados , diz Fernando Pantaleão, vice-presidente de Marketing e Produtos da Redecard. Hoje oferecemos esta possibilidade em táxis, quiosques de praia, postos de gasolina e serviços de delivery a partir da tecnologia inovadora do POS Wireless Outdoor.

A empresa também trabalha para firmar parcerias com redes de diferentes setores, negociando condições individuais de pagamento. Na lista estão empresas como Accor, Pizza Hut e Fran s Café. A Redecar ainda explora negócios fora dos grandes centros, expandindo o uso do cartão para novas regiões. Recentemente, passou a operar na Costa dos Alcatrazes, no litoral paulista, levando a bandeira MasterCard para cerca de 40 estabelecimentos.

Mercado em expansão

Outro fator decisivo para o crescimento está no fato de a Redecard atuar num segmento em franca expansão: o mercado do chamado dinheiro de plástico, considerado um dos meios mais seguros de pagamento atualmente. No caso do cartão de débito, o risco de inadimplência é quase nulo.

Segundo dados do Banco Central, os cartões de crédito e de débito estão substituindo as operações com dinheiro e com cheque no Brasil. O cartão de débito avança como alternativa para as compras à vista, mas também já ganha espaço nas compras a prazo com o cheque eletrônico. O volume de transações com cartões de débito passou de 4 bilhões de reais em 1997 para 25 bilhões no ano passado.

O número de cartões de crédito, por sua vez, mais que dobrou de 1997 a 2002, fruto da popularização do produto como substituto para o cheque pré-datado, não apenas para a classe média, mas também para as camadas de baixa renda, que nos últimos anos se transformaram num mercado potencial para o setor.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame