Exame Logo

Fábrica da Toshiba em São Bernardo será fechada este mês

São Paulo, 3 de abril (Portal EXAME) A Toshiba do Brasil vai fechar sua fábrica de motores e geradores de energia em São Bernardo do Campo (SP) ainda neste mês de abril. A unidade, que opera há mais de de 30 anos, emprega cerca de 250 funcionários. A empresa tem ainda outra fábrica em Minas […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

São Paulo, 3 de abril (Portal EXAME) A Toshiba do Brasil vai fechar sua fábrica de motores e geradores de energia em São Bernardo do Campo (SP) ainda neste mês de abril. A unidade, que opera há mais de de 30 anos, emprega cerca de 250 funcionários.

A empresa tem ainda outra fábrica em Minas Gerais, que produz transformadores de energia, e emprega 500 trabalhadores. Essa unidade, segundo o superintendente-administrativo da Toshiba, José Antonio Talavera, continuará produzindo normalmente no Brasil.

Veja também

De acordo com Talavera, a decisão da matriz japonesa foi concentrar a produção de motores e geradores de energia no Japão, nos Estados Unidos e na China. No Brasil, apesar da crise energética em 2001, hoje está sobrando energia. Ninguém está fazendo novos investimentos em produção , diz Talavera. Os transformadores fabricados em Minas, segundo ele, são voltados para o mercado de distribuição, que continua em expansão.

No ano passado, a unidade em São Bernardo registrou um faturamento de cerca de R$ 55 milhões, incluindo os produtos fabricados no Brasil e os importados. Em 2001, a soma havia chegado a R$ 60 milhões. Para manter a fábrica funcionando, as margens eram mínimas , diz Talavera.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame