Exame Logo

Ex-presidente executivo da WorldCom alega inocência

O ex-presidente da WorldCom, Bernard Ebbers, se entregou nesta quarta-feira (03/03) ao Federal Bureau Investigation, o FBI . Ebbers, acusado de arquitetar a maior fraude contábil da história, negou que tenha planejado - junto com seu principal executivo, Scott Sulilivan - as alterações dos números financeiros da empresa de telecomunicações. Ontem, Sullivan se declarou culpado […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

O ex-presidente da WorldCom, Bernard Ebbers, se entregou nesta quarta-feira (03/03) ao Federal Bureau Investigation, o FBI . Ebbers, acusado de arquitetar a maior fraude contábil da história, negou que tenha planejado - junto com seu principal executivo, Scott Sulilivan - as alterações dos números financeiros da empresa de telecomunicações.

Ontem, Sullivan se declarou culpado das acusações de participação no escândalo da WorldCom. Ele admitiu ter falsificado os livros contábeis da empresa e registrado um valor inverossímil de despesas para que seu fluxo de caixa e lucro parecessem maiores. Na desenrolar da mea-culpa, o ex-executivo também afirmou que as medidas foram tomadas numa tentativa de ajudar a empresa a superar suas dificuldades, que ele acreditava passageiras.

Veja também

Mesmo depois das declarações de Scott, que poderá ter sua sentença declarada no dia 2 /6,o advogado de Ebbers, Reid Weigarten, aconselhou seu cliente a alegar inocência. Segundo ele,o ex-executivo da WorldCom nunca teve a intenção de enganar os investidores ou manipular números que pudessem prejudicar a empresa que ele ajudou a construir.

O julgamento de Ebbers está marcado para começar no dia 9 /11 de novembro. Até lá, os juízes, promotores e advogados de defesa envolvidos no caso concordaram que Ebbers, de 62 anos, ficasse na sua casa, no estado do Mississipi, mediante o pagamento de uma fiança de 10 milhões de dólares. Ele teve também seu passaporte retido e sua ida limitada às cidades de Nova York e Washington.

Uma possível condenação de Ebbers, segundo analista políticos, daria força à campanha pela reeleição do presidente George W. Bush, que vem sendo acusado pelos democratas de se curvar aos interesses escusos das grandes empresas do país.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame