Embraer ainda não definiu se vai produzir novo modelo de aeronave

Para companhia, mercado competidor precisa estar mais definido e decisão deve sair até o final do ano
Phenom 100: modelo foi o mais vendido no mundo em 2010 (Divulgação)
Phenom 100: modelo foi o mais vendido no mundo em 2010 (Divulgação)
D
Daniela BarbosaPublicado em 03/05/2011 às 11:20.

São Paulo -  Um novo modelo de avião da Embraer deve ser anunciado até o final deste ano. A afirmação é da vice-presidente financeira e de relações com investidores, Cynthia Benedetto. A executiva participou, nesta terça-feira (3/5), de uma teleconferência com a imprensa para comentar os resultados referente ao primeiro trimestre do ano.

“Vamos aguardar uma definição mais clara do mercado competidor para tomar qualquer decisão”, disse a executiva.

A companhia registrou lucro quase quatro vezes maior no primeiro trimestre de 2011, somando 174,3 milhões de reais. O resultado positivo, segundo Cynthia, é reflexo da diversificação da receita da companhia. “O mix de entrega contribuiu para que nosso bom resultado”, disse 

No período, mais de 70% do faturamento, cerca de 1,2 bilhão de reais, foi gerado pelo braço da companhia no segmento comercial. Já os segmentos de defesa e segurança, aviação executiva e outros responderam por 16%, 11% e 1,8%, respectivamente, no balanço da companhia.

No primeiro trimestre, a Embraer entregou 28 aeronaves, dessas 20 foram no segmento comercial e oito no segmento de aviação executiva. 

Segundo Cynthia, no período, houve atraso na entrega de algumas aeronaves comerciais. O adiamento, no entanto, foi causado principalmente por problemas de documentação do próprio cliente.

A carteira de pedidos a entregar, no primeiro trimestre, totalizou 16 bilhões de dólares, um aumento de  400 milhões de dólares  na comparação com o trimestre anterior.