Negócios

Eike Batista estréia na lista dos mais ricos do mundo

Apesar de ter dito a EXAME que já era o mais rico do Brasil, empresário apareceu na lista da revista Forbes atrás de Antônio Ermírio de Moraes e Joseph Safra

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

O empresário Eike Batista entrou pela primeira vez na lista dos brasileiros mais ricos do mundo elaborada pela revista Forbes. Eike, que investe em várias empresas de infra-estrutura e energia vendeu neste ano parte de sua mineradora MMX para a Anglo American por 5,5 bilhões de dólares, possui, segundo a revista, uma fortuna de 6,6 bilhões de dólares. O montante não é suficiente para colocar o empresário como o homem de maior fortuna do Brasil, como ele havia afirmado a EXAME em janeiro.

Na sua frente aparecem o empresário Antônio Ermírio de Moraes e família e também o banqueiro Joseph Safra. Antônio Ermírio, do grupo Votorantim, tem uma fortuna avaliada em 10 bilhões do dólares, o suficiente para lhe garantir também a posição de 77º mais rico do planeta. Já Joseph Safra, do Banco Safra, é o 101º. No total o Brasil possui 18 bilionários. No ranking do ano passado, havia 20 brasileiros, mas os quatro irmãos Constantino, da Gol, deixaram a lista devido à forte desvalorização das ações da empresa aérea com a crise nos aeroportos. Outro brasileiro que entrou no ranking, com fortuna de 1,4 bilhão de dólares, foi Jayme Garfinkel, da seguradora Porto Seguro.

Novo líder

Bill Gates deixou o topo da lista da Forbes. Com uma fortuna de 58 bilhões de dólares, o fundador da Microsoft caiu para a terceira posição neste ano devido principalmente à desvalorização das ações após a apresentação de oferta de compra do Yahoo!. O homem mais rico do mundo passou a ser o megainvestidor Warren Buffett, que controla o fundo Berkshire Hathaway e já possui 62 bilhões de dólares.

Em segundo lugar, vem o mexicano Carlos Slim, com 60 bilhões de dólares. Slim controla a maior empresa de telecomunicações do México e no Brasil tem participações em empresas como a Claro e a Embratel. Dois indianos aparecem na quarta e na quinta colocações: Lakshmi Mittal (siderurgia) e Mukesh Ambani (petroquímica).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Veja o que a Revo faz para garantir segurança em dobro a bordo de seus helicópteros

No "Vale da Eletrônica", evento de inovação e negócios deve movimentar mais de R$ 30 mi

Em busca dos R$ 4 bilhões em receita, farmacêutica paranaense dá primeiro passo para ir para fora

ApexBrasil e EXAME lançam o prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2024. Inscreva-se

Mais na Exame