Exame Logo

Duratex transfere produção de Jundiaí para Agudos

Companhia prevê um ganho de 23 milhões de reais com a instalação da nova linha de produção e encerramento da antiga

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A Duratex informou na última sexta-feira (27/03) que vai desativar, em abril deste ano, três linhas de produção de chapas finas de fibra de madeira prensada, localizadas em Jundiaí, São Paulo, por estarem obsoletas.

Essas linhas de produção, criadas nos anos 1950 e 1960, com capacidade de 150 mil metros cúbicos por ano, vão dar lugar à nova linha que está sendo instalada em Agudos, interior de São Paulo, com capacidade equivalente a 800 mil metros cúbicos, promovendo, desta forma, um maior ganho de produtividade.

Veja também

Com a desativação em Jundiaí, grande parte dos trabalhadores será demitida, havendo a possibilidade de transferência somente para algumas atividades que não são diretamente ligadas à linha de produção. Foi oferecido um pacote de desligamento aos funcionários, com todos os benefícios previstos em lei, além de um complemento à aposentadoria em parceria com a fundação Itaúsa e a extensão de assistência médica por até 12 meses.

Os cortes vão contribuir para a redução de gastos da empresa, que também terá uma importante diminuição de custos operacionais. A planta de Jundiaí, devido à sua localização, embutia maiores gastos com logística e suprimento de madeira. O valor estimado para o encerramento das atividades na cidade é de aproximadamente 8 milhões de reais, contra um ganho de 23 milhões de reais decorrentes das economias previstas e do consequente aumento de produção.

A empresa informou, ainda, que as unidades MDF, HDF e SDF têm capacidade para suprir a produção de paineis finos das linhas desativadas, e que essa transição faz parte dos planos estratégicos para garantia de vantagens e crescimento no mercado.

Às 15h35, os papéis da Duratex (DURA3) subiam 14,84%, para 12,69 reais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame