Exame Logo

Crise argentina eleva exportações de mel

Para uma coisa ao menos serve a crise da Argentina: aumentar as exportações do mel nacional. Diante do quadro argentino, e também do fato do mel vindo da China (outro grande exportador) ser de baixa qualidade, a Cooperativa Nacional de Apicultura, a Conap, de Nova Lima (MG), que já tem tradição na exportação de própolis […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

Para uma coisa ao menos serve a crise da Argentina: aumentar as exportações do mel nacional. Diante do quadro argentino, e também do fato do mel vindo da China (outro grande exportador) ser de baixa qualidade, a Cooperativa Nacional de Apicultura, a Conap, de Nova Lima (MG), que já tem tradição na exportação de própolis para o Japão, ampliou o número de compradores em outros países e agora tem na mira o Governo do Canadá, uma rede de farmácias da Espanha e uma de supermerados do Uruguai.

"A China sempre foi a grande exportadora de mel para os países europeus", diz Paulo Rettore, presidente da Conap. No entanto, há poucos anos, a qualidade do produto chinês foi questionada devido a grande quantidade de sulfa presente no mel. A partir disso, novos produtores foram descobertos, entre eles o Brasil. Como nossos vizinhos argentinos estão em uma situação difícil, absorvemos a maior parte da demanda , diz Rettore.

Veja também

Este ano, por exemplo, a Conap, que faturou 2 milhões de reais em 2001, 85% deles com exportações, fechou um contrato para fornecimento de 120 toneladas de mel para os Estados Unidos. Desde o ano passado ela fornece as linhas de mel composto, tablete e spray de própolis para a Bélgica. O mercado asiático continua fiel, absorvendo de 600 a 800 quilos de mel e 5 mil frascos de própolis da Conap mensalmente. Além do mel, temos comercializado os manufaturados para farmácias e lojas de produtos naturais, tanto no Brasil como em outros países. Os consumidores estão descobrindo e valorizando os benefícios dos produtos apícolas , afirma Rettore.

Mensalmente, a Conap recebe de seus 300 cooperados cerca de 800 quilos de própolis in natura e 30 toneladas de mel. A matéria-prima é então usada nos 38 produtos que a Conap transforma. São méis, méis compostos, própolis em tabletes, linha de sprays bucal e energéticos. Até o final do ano, a Conap deve aumentar seu mix com o lançamento de uma linha de cosméticos e mais 12 complementos, que dependem de registro no Ministério da Agricultura para serem comercializados.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame