Exame Logo

Corretora do Santander prevê margens maiores para JBS-Friboi; ações disparam

Analista vê sinais de recuperação das exportações de carnes brasileiras durante o mês de março

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

O volume de exportações brasileiras de carnes em março sugere uma recuperação frente ao declínio registrado nos meses anteriores. Com isso, a corretora do Santander - que trabalha de forma independente do banco - prevê margens maiores à JBS-Friboi e recomenda a compra dos ativos.

Às 17h05, as ações ordinárias da companhia ( JBSS3 ) subiam 9,35%, negociadas a 5,85 reais. A alta dá continuidade ao bom desempenho dos dois últimos pregões, quando os papéis avançaram 1,90% na véspera e 1,94% na terça-feira (31).

Veja também

A corretora explicou que o volume exportado de carnes industrializadas contraiu 19% no primeiro trimestre. No entanto, entre fevereiro e março, houve alta de 24%, o que sinaliza um recuperação.

Os analistas também destacam que, apesar dos volumes menores de carne bovina exportados, a alta do dólar reduziu as perdas de receita. Além disso, a queda do preço do boi gordo também deve ajudar as empresas do setor.

As dificuldades de grandes empresas do setor, como o frigorífico Independência, também podem ter ajudado a Marfrig e a JBS-Friboi a conquistar mercado nos útlimos meses.

As perspectivas ainda indicam que a margem da JBS deve ter sofrido uma expansão nos três primeiros meses de 2009, refletindo ganhos operacionais de sinergia a partir da aquisição da americana Smithfield.

O Santander também está otimista com o setor de carne de frango. Os preços devem ter subido 9% em reais no primeiro trimestre devido à alta do dólar enquanto os volumes exportados tiveram uma redução menor (4%).

A corretora estima que a Perdigão tenha ganho participação de mercado na Rússia e no Oriente Médio. Já a Marfrig teria elevado as exportações para a União Europeia.

Além disso, as empresas do setor de frango serão beneficiadas pelas quedas dos preços do milho e da soja, utilizados nas alimentação dos animais.

De maneira geral, o Santander está otimista com o setor de alimentos e recomenda a compra das ações da JBS, Marfrig e Perdigão. Já os papéis da Sadia e do Minerva têm indicação de manutenção.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame