Negócios

Branson estaria se preparando para concorrer com a Tesla?

Nesta semana, a equipe Virgin Racing competiu na corrida Fórmula E, só para veículos elétricos, o que mostra um flerte de Branson com o setor

Richard Branson (E) fala com membro da equipe Virgin Racing Formula-E (Javier Galeano/Reuters)

Richard Branson (E) fala com membro da equipe Virgin Racing Formula-E (Javier Galeano/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2015 às 21h43.

Richard Branson colocou sua marca Virgin em trens, aviões, naves espaciais e (em breve) navios de cruzeiro. Os carros seriam os próximos?

Branson é um bilionário que gosta publicidade e adora coisas velozes. Nesta semana, ele esteve em Miami, onde sua equipe Virgin Racing competiu na corrida Fórmula E só para veículos elétricos.

Trata-se de um derivado da Fórmula 1 que apresenta carros de corrida movidos a bateria capazes de ir de zero a 100 quilômetros por hora em três segundos.

A Bloomberg TV procurou Branson na garagem da Virgin, em Miami, e fez a pergunta: aonde a Virgin vai com isso?

“Temos grupos de pessoas trabalhando em carros elétricos”, disse Branson. “Então, você nunca sabe -- você pode se deparar com a Virgin competindo com a Tesla no negócio de carros, como fazemos na indústria espacial. Veremos o que acontece”.

A Formula E é o primeiro evento de corrida internacional de carros totalmente elétricos do mundo. Sua finalidade é romper os limites da tecnologia dos carros elétricos em corridas em lugares como Pequim e Monte Carlo.

Os carros são virtualmente silenciosos, pelo menos na comparação com o ronco dos motores da Fórmula 1. Mas embora eles tenham uma arrancada rápida, até o momento a velocidade máxima é de 250 quilômetros por hora.

Branson não é o único que está flertando com os carros elétricos.

A Apple vem trabalhando secretamente em um veículo elétrico, que poderá estar pronto para produção já em 2020. O Google está construindo um carro autônomo. E quase todas as grandes fabricantes de carros também têm um veículo elétrico em produção ou estão trabalhando em um.

Mas assim como Elon Musk liderou a corrida espacial privada, é a sua Tesla que está estabelecendo o padrão para a inovação dos veículos elétricos.

Até mesmo Branson admite: “O Tesla é tão sexy quanto qualquer outro carro nas ruas hoje em dia”.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros elétricosEmpresasRichard BransonVeículosVirgin

Mais de Negócios

De olho em cães e gatos: Nestlé Purina abre nova edição de programa de aceleração para startups pets

ICQ, MSN, Orkut, Fotolog: por que essas redes sociais que bombavam nos anos 2000 acabaram

Franquias crescem 15,8% e faturam R$ 121 bilhões no primeiro semestre

Rússia, Índia e Chile: veja as missões da ApexBrasil pelo mundo

Mais na Exame