Bradesco e OdontoPrev terão juntos 33% do mercado de planos odontológicos

Operação é positiva para a OdontoPrev, que terá acesso aos canais de distribuição do Banco Bradesco

A associação entre a Bradesco Dental e a OdontoPrev, anunciada na segunda-feira (19/10), trará resultados positivos para as duas empresas. Segundo analistas da corretora Ativa, a companhia resultante da fusão alcançará escala relevante, unificando os dois maiores players do segmento de seguro dental. A corretora ressalta que, de acordo com dados da Agência Nacional de Saúde (ANS), a participação de mercado combinada de Bradesco e OdontoPrev chegará próxima de 33%.

Para a Ativa, o negócio traz oportunidades de sinergias com a combinação das plataformas comerciais das duas empresas. A OdontoPrev deve ser beneficiada pelo acesso aos canais de distribuição do Banco Bradesco. Os analistas afirmam que, embora seja pouco representativa para o Bradesco em termos de valores, a operação está alinhada com a estratégia do banco de expandir no segmento de seguros. Segundo a corretora, esta seria um movimento de reação do Bradesco à associação do Itaú Unibanco com a Porto Seguro, e à reestruturação do Banco do Brasil na área de seguros.

Às 13h52, os papéis do Bradesco (BBDC4) eram negociados na Bovespa em queda de 4,93%, a 35,11 reais. Já as ações da OdontoPrev (ODPV3), estavam cotadas a 49,10 reais. O Ibovespa operava em queda de 4,45%, aos 64.249 pontos.

Associação
O Bradesco anunciou a aprovação de um acordo de associação entre sua subsidiária indireta, a Bradesco Dental, e a OdontoPrev. O acordo prevê que ambas integrarão suas atividades no ramo de planos odontológicos. Pelo desenho da operação, as ações da Bradesco Dental serão incorporadas pela OdontoPrev, de quem a operadora do banco passará a ser subsidiária.

A Bradesco Saúde, controladora direta da Bradesco Dental, receberá ações de emissão da
Odontoprev. Deste modo, a Bradesco Saúde passará a deter ações representativas de 43,5% do capital da Odontoprev, 7,6% ficará com Randal Zanetti, o fundador da companhia, e os 48,9% restantes ficam com o mercado.

Detalhamento
Segundo a Ativa, antes da conclusão da operação, a Bradesco Saúde realizará uma capitalização de 261 milhões de reais na Bradesco Dental. Os recursos ficarão no caixa da companhia em um primeiro momento. Ainda nesta fase, a Odontoprev irá realizar uma assembleia geral extraordinária para deliberar sobre a distribuição de 187 milhões de reais em dividendos (7,47 reais por ação). Após a conclusão da operação, a OdontoPrev discutirá, em até 6 meses, a distribuição aos seus acionistas (incluindo a Bradesco Saúde) de 248 milhões de reais, ou 5,60 reais por ação, sob forma de dividendos.

A Bradesco Saúde e a ZNT, empresa de Randal Zanetti, deterão, em conjunto, cerca de 51% do capital votante em circulação da OdontoPrev, de acordo com os analistas da Banco Fator corretora. Os analistas afirmam que ambas as partes já celebraram um acordo de acionistas para regular o exercício do direito de voto, a eleição da administração e o direito de preferência na transmissão de ações. Nos termos do acordo, o Conselho de Administração será composto por três membros indicados pelo Bradesco Saúde (incluindo o presidente do conselho), e três pela ZNT, além de dois conselheiros independentes.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.