Exame Logo

BNDES vai leiloar ações da Eletropaulo que pertencem à AES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) decidiu colocar em leilão extrajudicialmente as ações ordinárias da Eletropaulo que pertencem a seu controlador, o grupo americano AES. A decisão, anunciada nesta sexta-feira pelo presidente do banco, Carlos Lessa, foi tomada depois que fracassaram as negociações de um acordo com o grupo, que tem uma […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) decidiu colocar em leilão extrajudicialmente as ações ordinárias da Eletropaulo que pertencem a seu controlador, o grupo americano AES. A decisão, anunciada nesta sexta-feira pelo presidente do banco, Carlos Lessa, foi tomada depois que fracassaram as negociações de um acordo com o grupo, que tem uma dívida de cerca de 1,2 milhão de dólares com a instituição. O lote de ações que será leiloado na Bovespa é a garantia do BNDES para os empréstimos concedidos à AES na privatização da Eletropaulo e corresponde a 70,82% do capital votante da empresa.

Demos um longo prazo à empresa, mas ela não apresentou qualquer proposta que o banco considerasse viável , afirmou Lessa. A próxima medida a ser tomada pelo BNDES é lançar um edital para a contratação de três empresas para estudar o valor das ações. O prazo mínimo calculado pelo banco para realizar o leilão é de 107 dias. Mas esse prazo será excedido caso a AES decida entrar na Justiça contra a venda das ações - essa hipótese é considerada bem provável dentro do banco. A AES já foi notificada da decisão.

Veja também

O BNDES continua aberto à apresentação de novas propostas do grupo. Na próxima quarta-feira, dia 14, está marcada uma reunião entre o vice-presidente da AES, Joseph Brant, e o diretor financeiro do BNDES, Roberto Thimóteo da Costa. Se a AES chegar com o cheque, o BNDES recebe e resolve esse problema , disse Lessa.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame