Exame Logo

BNDES aprova finaciamento de R$ 88,9 mi para a Cosipa

O BNDES aprovou financiamento, no valor de 88,9 milhões de reais para o projeto de modernização e aumento da produção de aço líquido da Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa) de 2,7 milhões para 4,5 milhões de toneladas, além da realização de investimentos na preservação do meio ambiente na usina de Cubatão. Os investimentos da empresa para […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

O BNDES aprovou financiamento, no valor de 88,9 milhões de reais para o projeto de modernização e aumento da produção de aço líquido da Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa) de 2,7 milhões para 4,5 milhões de toneladas, além da realização de investimentos na preservação do meio ambiente na usina de Cubatão.

Os investimentos da empresa para aumento de suas exportações alcançam 178,4 milhões de reais. De acordo com informação do BNDES, divulgada nesta segunda-feira (5/5), no Rio, a ampliação da capacidade de produção na Cosipa torna o Grupo Usiminas, controlador da companhia, o maior produtor de aços planos da América Latina, com capacidade para produzir 10 milhões de toneladas de aço líquido/ano. As informações são da Agência Brasil.

Veja também

O plano de investimentos da Cosipa se iniciou em 1995, logo após a privatização da empresa, recebendo apoio do BNDES, e tem conclusão prevista no terceiro trimestre deste ano. O empréstimo concedido agora objetiva a reforma do alto forno 2 da usina de Cubatão, a segunda fase da instalação da estação de tratamento biológico, investimentos em outro pátio de placas, e reforma dos regeneradores 2 e 3 do alto forno 2.

A estratégia definida para a retomada da capacidade de produção da Cosipa visa atender em especial a demanda crescente do mercado internacional de placas de aço (semi-acabados), destinando oferta adicional de 1,1 milhão de toneladas/ano à exportação. O Banco já deu apoio à Cosipa, em 1997 e 2001, com recursos de 538 milhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame