Exame Logo

BHP Billiton poderia elevar oferta de compra da Rio Tinto a US$ 180 bilhões

Valor é 40 bilhões de dólares superior à oferta inicial, apresentada em novembro

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A australiana BHP Billiton, maior mineradora do mundo, estaria disposta a elevar sua proposta de compra da concorrente Rio Tinto de 140 bilhões para 180 bilhões de dólares. A nova oferta seria composta por uma parcela em dinheiro e por uma troca de ações. A empresa pagaria 16,80 dólares, em espécie, por ação da Rio Tinto. Além disso, os investidores receberiam 3,582 ações da BHP para cada papel da rival anglo-australiana. No total, a oferta equivale a quatro ações da BHP para cada uma da Rio Tinto, pelos preços de fechamento desta quinta-feira (17/1). A primeira oferta da BHP, apresentada em novembro, era apenas trocar papéis, numa proporção de três para um.

A oferta inicial foi rejeitada pela Rio Tinto, que a considerou muito abaixo do preço justo. Segundo o jornal australiano Herald Sun, a proposta hostil de compra nunca chegou a ser formalizada, e constou apenas de uma carta à direção da Rio Tinto.

Veja também

A disputa desembocou nos órgãos de regulação de mercado. O British Takeovers Panel (equivalente ao Cade brasileiro) determinou que a BHP tem até o dia 6 de fevereiro para apresentar uma oferta formal à Rio Tinto, ou desistir da operação por pelo menos seis meses.

Os boatos de que a proposta pode ser melhoradas fizeram as ações das mineradoras subirem fortemente em todo o mundo. Na bolsa australiana, a Rio Tinto encerrou esta sexta-feira (18/1) com alta de 4,5%. Já em Londres, seus papéis saltaram 6% e os da BHP, 1%.

No Brasil, as ações preferenciais classe A da Vale do Rio Doce (VALE 5) operavam em alta de 1,31% por volta das 14h45 na Bolsa de Valores de São Paulo. Nesse mesmo instante, o Ibovespa recuava 0,06%. Os papéis da Vale são influenciados pela expectativa de reajuste dos preços de minério de ferro. No momento, a companhia negocia com os chineses e outros clientes o reajuste dos contratos para 2008. As especulações apontam uma alta de 30% a 50% no valor do minério fornecido pela Vale.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame