Exame Logo

Atenção aos detalhes

A receita das lojas Renner para reduzir seus custos

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A primeira coisa que o executivo gaúcho José Galló fez quando entrou pela primeira vez na sede da Lojas Renner, em 1991, então uma empresa familiar em crise e em fase de profissionalização, foi subir os dois lances de escada que levavam até a diretoria em vez de tomar o elevador. Daquele dia em diante, usar as escadas tornou-se uma rotina e uma atitude que simboliza a austeridade que deveria permear a empresa. Em relação a custos é preciso manter uma eterna vigilância , diz Galló.

O executivo acredita que para diminuir custos é preciso motivar os funcionários. Por isso, as campanhas lançadas anualmente para diminuir o desperdício rendem prêmios aos empregados. A mais recente, lançada em julho de 2002, foi batizada de Cuidando O Que É Nosso. Seu objetivo era reduzir o índice de perdas nas lojas vidros de perfume quebrados, mercadorias furtadas e roupas danificadas, por exemplo que girava entre 2% e 3% do faturamento da rede (no ano passado as receitas da Renner somaram 930,6 milhões de reais).

Veja também

Como todos os programas anteriores, esse foi lançado em cada uma das lojas com um vídeo do presidente comunicando aos funcionários a importância de reduzir as perdas. A campanha interna contou também com a distribuição de cartilhas com dicas, como o manuseio correto de produtos frágeis e a necessidade de se colocar etiqueta com alarme em roupas. O jornal interno da empresa trata de mostrar quais as lojas que estão se destacando no programa e as idéias novas para reduzir perdas. Nos primeiros meses da campanha, as perdas já estavam num patamar inferior a 2% do faturamento.

O esforço permanente para reduzir custos tem sido recompensado. No ano passado, a despesa sobre a receita líquida foi reduzida em 1,5% com relação a 2001. Se você cuida constantemente dos custos, as crises não vão requerer grandes adaptações e, em épocas de euforia, sua rentabilidade vai aumentar muito , diz Galló.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame