Exame Logo

As 10 mais importantes notícias de negócios da semana

Salão do Automóvel vira palco para anúncios e lançamentos; veja estas e outras notícias que foram destaque na semana

BMW confirma fábrica e Hyundai divulga inauguração (Christof Stache/AFP)
DR

Da Redação

Publicado em 27 de outubro de 2012 às 06h36.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h16.

A BMW confirmou a instalação de uma fábrica em Araquari, Santa Catarina. Com a planta, a montadora espera aumentar o potencial dos seus carros de até 12.000 unidades vendidas por ano no Brasil para 30.000 veículos. A fábrica deverá ficar pronta até o final de 2014. Já a coreana Hyundai investirá 600 milhões de reais no país para erguer sua própria unidade de produção. A unidade já está instalada em Piracicaba, interior de São Paulo, mas ainda em fase de testes. A inauguração deverá acontecer no dia 09 de novembro.
  • 2. GM quer emplacar Ônix entre os populares

    2 /11(Paulo Whitaker/Reuters)

  • A GM quer repetir o sucesso de veículos como Corsa e Celta com o novo Ônix. Lançado no Salão do Automóvel, o veículo foi projetado no Brasil e produzido no complexo da montadora em Gravataí, no Rio Grande do Sul. Com o preço inicial de 29.900 reais, o compacto é uma das apostas da GM para ganhar mercado. A empresa espera fechar o ano com 17,5% de participação no mercado, atrás de Volkswagen e Fiat.
  • 3. Facebook tem prejuízo, mas agrada mercado

    3 /11(©AFP/Arquivo / Joël Saget)

  • A maior rede social do mundo divulgou prejuízo líquido de 59 milhões de dólares nos três meses contados até setembro. Mas o balanço não foi exatamente ruim. Isso porque, pela primeira vez, o Facebook registrou receitas significativas com a venda de anúncios para celulares. O segmento abocanhou 14% dos ganhos totais com publicidade - um resultado que fez as ações da empresa subirem na Nasdaq.
  • 4. Lucro da Vale cai 58%

    4 /11(Agência Vale/Divulgação)

    Desaceleração na China e queda no preço do minério de ferro pegaram em cheio o balanço da Vale . Entre julho e setembro, o lucro da empresa chegou a 3,3 bilhões de reais, queda de 58% em relação ao mesmo período de 2011. A mineradora reforçou que os dias de exuberância ficaram para trás - e que deverá empreender esforços para "fazer mais com menos".
  • 5. Nike vende Umbro por US$ 225 milhões

    5 /11(Divulgação)

    Maior companhia de artigos esportivos do mundo, a Nike anunciou a venda da marca Umbro para a Iconix Brand Group. A transação, de US$ 225 milhões, faz parte de uma estratégia da companhia para ajustar seu foco nas marcas Nike , Jordan, Converse e Hurley. No Brasil, a Umbro é licenciada para o grupo de calçados Daas, que conta com dez unidades produtivas nas regiões Sul e Nordeste, além de planta na Argentina.
  • 6. Eike e Corinthians negociam arena

    6 /11(Fred Prouser / Reuters)

    O bilionário Eike Batista quer transformar o Parque São Jorge, em São Paulo, em uma arena para shows. A investida faria parte dos planos da IMX, empresa de entretenimento do empresário. Com a abertura do estádio do Corinthians em Itaquera, Eike estaria negociando com o clube o uso da área em um espaço para 25.000 pessoas.
  • 7. Bancos privados divulgam resultados

    7 /11(Divulgação)

    Santander , Itaú e Bradesco - nesta semana, os três bancos abriram os resultados alcançados entre julho e setembro de 2012. O lucro do Santander foi de 1,5 bilhão de reais, valor 2,5% inferior ao atingido no mesmo período do ano passado. Ainda assim, a divisão brasileira foi a mais rentável para o grupo espanhol. O Itaú também ganhou menos, com um lucro de 3,4 bilhões de reai s, quase 5% menor que o apresentado no mesmo trimestre de 2011. Já o Bradesco teve lucro de 2,9 bilhões no terceiro trimestre, alta de 1% sobre igual período do ano passado.
  • 8. Apple e Samsung ganham mais

    8 /11(Sean Gallup/Getty Images)

    O terceiro trimestre foi dos bons tanto para a Apple quanto para a Samsung . A empresa americana comemorou um lucro de 8,3 bilhões de dólares, puxado principalmente pela venda de iPhones e iPads. Graças aos smartphones, a Samsung embolsou ganhos recordes: o lucro foi de 7,4 bilhões de dólares no último trimestre, alta de 91%.
  • 9. Camil compra Docelar da Cosan

    9 /11

    O braço de alimentos Docelar, que pertencia à Cosan, agora será da Camil. A operação foi fechada por 463,8 milhões de reais. Em nota, a Cosan afirmou que a estratégia fará com que a empresa concentre esforços nos negócios de energia e infraestrutura. Com isso, as marcas União e Da Barra passarão a fazer parte do portfólio da Camil Alimentos, que vende arroz, feijão e uma variedade de grãos.
  • 10. International Paper se associa à brasileira Jari

    10 /11(Germano Lüders/EXAME.com)

    A International Paper anunciou uma parceria com a brasileira Jari, do grupo Orsa, com o intuito de produzir papel ondulado. Para tanto, a companhia fará investimentos de 470 milhões de dólares no novo negócio, ganhando, em troca, uma participação de 75% na nova empresa. Hoje, a International Paper é líder mundial na produção de papel.
  • 11. Veja agora quais são as gigantes do petróleo nas Américas

    11 /11(Ari Versiani/AFP)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame