Exame Logo

As 10 mais importantes notícias de negócios da semana

Ameaças de demissões, anúncio de investimentos, nomeações de novos presidentes e aquisições, clique nas fotos e veja os principais destaques desta semana:

Marissa Mayer é nova CEO do Yahoo! (Noah Berger/Reuters)

Daniela Barbosa

Publicado em 21 de julho de 2012 às 07h24.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h21.

Marissa Mayer foi escolhida como nova CEO do Yahoo!, nesta semana.
A executiva, até então a funcionária número dois no Google, era um dos poucos rostos públicos da companhia e sua nomeação pelo Yahoo! foi considerada um passo surpreendente para o mercado. "Sinto-me honrada e feliz por levar o Yahoo!, um dos principais destinos da Internet, para mais de 700 milhões de usuários. Estou ansiosa para trabalhar com os funcionários dedicados da companhia e para trazer produtos inovadores, conteúdo e experiências personalizadas para os usuários e anunciantes em todo o mundo ", disse Marissa em um comunicado enviado à imprensa. Além da nova função, a executiva anunciou nesta semana que está grávida de seu primeiro filho. A gestação, no entanto, não foi impeditiva para sua contratação.
  • 2. Petrobras e contratos de US$ 4,5 bilhões

    2 /11(Germano Lüders/EXAME)

  • A Petrobras aprovou, nesta semana, com seus parceiros BG Group, Petrogal Brasil e Repsol Sinopec, a assinatura de 10 contratos no valor de 4,5 bilhões de dólares para a construção de plantas de exploração de reservas do pré-sal.
    Por meio de comunicado, a estatal especificou que os contratos, que serão assinados nos próximos dias, preveem a construção e a integração de plantas de processamento para oito plataformas do tipo FPSO (Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Exportação de Petróleo e Gás).
  • 3. TIM tem novo presidente no Brasil

    3 /11(FM-PAS/Flickr)

  • A TIM escolheu Andrea Mangoni como novo presidente das suas operações no Brasil. Em fato relevante divulgado nesta semana, a companhia confirmou a eleição do executivo pelo conselho de administração.
    Mangoni trabalhava como diretor financeiro da Telecom na Itália e veio para o país em maio para assumir o cargo de CEO interinamente. O executivo assume o comando da operadora em meio a um turbulento cenário, já que algumas companhias de telefonia móvel no Brasil estão proibidas de vender chip no país até que melhores os serviços prestados.

  • 4. HSBC é investigado por lavar dinheiro

    4 /11(Divulgação)

    O HSBC está sendo investigado nos Estados Unidos por lavagem de dinheiro de cartéis de drogas.
    O Departamento de Justiça do país está apurando se os funcionários do banco foram cúmplices nas movimentações, permitindo que volumes suspeitos atravessassem a fronteira americana rumo ao México - e vice-versa. A instituição também virou alvo do Senado americano, que se debruçou sobre uma série de práticas regulatórias fiscais que supostamente permitiriam que unidades do HSBC ao redor do mundo fossem usadas para financiar investidas terroristas e, outra vez, lavar dinheiro das drogas. Nesta semana, o chefe do departamento de controle do banco britânico HSBC, David Bagley, renunciou, após os escândalos virem à tona.


  • 5. Microsoft registra pela primeira vez prejuízo

    5 /11(Kevork Djansezian/Getty Images/AFP)

    Pela primeira vez na história, a Microsoft registrou prejuízo, desde que se tornou uma empresa pública, 26 anos atrás.
    A companhia reportou um prejuízo líquido de 492 milhões dólares, comparado a um lucro de 5,87 bilhões dólares no mesmo período do ano passado. A receita foi de 18 bilhões dólares, um aumento de 4% em relação ao segundo trimestre de 2011. A queda nas vendas de PCs - que influenciam negativamente no sistema Windows da companhia - é um dos motivos do resultado fraco apresentado pela Microsoft.

  • 6. GM pode demitir 2.000

    6 /11(GM / Divulgacao)

    Nesta semana, os trabalhadores da General Motors, da fábrica de São José, cruzaram os braços por 24 horas para protestar contra as demissões que estão previstas na montadora.
    Segundo sindicato dos metalúrgicos da região, cerca de 2.000 pessoas podem ser mandadas embora depois que a GM encerrou a produção do modelo Zafira. O problema foi levado ao ministro-chefe da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que deve apresentar a situação à presidente Dilma Rousseff para que ela se posicione sobre o assunto.
  • 7. Pilotos da United Continental ameaçam fazer greve

    7 /11

    Nesta semana, mais de 90% dos pilotos da United Continental, companhia formada a partir da fusão entre United Airlines e Continental,  afirmaram que podem cruzar os braços nos próximos dias.
    Isso porque, desde a fusão da United Airlines e da Continental, em 2010, pilotos das duas companhias aéreas lutam para ter um único contrato de trabalho, com direitos e deveres iguais. Mas, até hoje, não houve acordo entre eles e a United Continental. Segundo a Air Line Pilots Association (Alpa), órgão que representa a categoria, a United Continental tem o prazo de 30 dias para atender aos pedidos de seus funcionários, ou apresentar outras propostas.
  • 8. Accor compra rede de hotéis

    8 /11(Loic Venance/AFP)

    O grupo Accor anunciou, nesta semana, a compra das operações da rede Posadas na América do Sul por 275 milhões de dólares.
    A aquisição reforça a estratégia da companhia de crescer na América Latina e, principalmente, expandir o número de hotéis no mercado brasileiro. Atualmente, cerca de 80% dos hotéis do grupo na América do Sul estão localizados no Brasil. A rede Posadas, na região, também tem boa parte dos seus ativos concentrados no mercado brasileiro.
  • 9. Heineken faz oferta por cervejaria asiática

    9 /11(Tim Boyle/Getty Images)

    A cervejaria holandesa Heineken anunciou na última sexta-feira que fez uma oferta para comprar a cervejaria Fraser & Neave por de 4 bilhões de dólare s.  A F&N já é parceria da Heineken no mercado asiático há 80 anos. Segundo a companhia, a operação está alinhada com a estratégia da Heineken de expandir presença nos mercados emergentes. A cervejaria já fez aquisições no México, Brasil, Índia e África. Além disso, para a Heineken, o valor da oferta é atraente para a companhia e seus acionistas. A cervejaria holandesa está confiante que essa operação irá gerar sinergias de longo prazo.
  • 10. Carrefour é multado em R$ 1 milhão

    10 /11(John Kolesidis/Reuters)

    Também nesta semana, o Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte (TRT/RN) manteve uma condenação contra o Carrefour, por dano moral coletivo, no valor de 1 milhão de reais. A decisão da Justiça foi baseada na gravidade da conduta da varejista, que não cedeu um dia de repouso semanal após o sexto dia de trabalho consecutivo, causando dano à saúde e à vida dos colaboradores.
  • 11. Os 10 maiores clientes da Embraer

    11 /11(Divulgação/Embraer)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame