Exame Logo

Ações da AmBev despencam com possível IPI maior

Governo estuda elevar IPI para bebidas alcoólicas, o que poderia prejudicar a empresa

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

O governo decidiu usar a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para balancear as contas federais e estimular a economia ante ao cenário de crise. A possibilidade de corte do IPI sobre geladeiras, fogões e máquinas de lavar (produtos da chamada linha branca) deve acontecer mediante a elevação do imposto sobre bebidas alcoólicas, segundo informou nesta quarta-feira o jornal "OEstado de S. Paulo".

O rumor de aumento do imposto sobre a cerveja levou os investidores a venderem as ações da AmBev negociadas na Bovespa. Os papéis da empresa, a maior fabricante de cerveja do Brasil, registravam nesta tarde a maior queda do Ibovespa. Às 15h56, as ações preferenciais (AMBV4) caíam 5,58%, para 108,30 reais.

Veja também

O aumento do IPI sobre bebidas alcoólicas seria a forma de o governo incentivar o setor de eletroeletrônicos sem perder ainda mais arrecadação – que já teve forte queda no começo deste ano.

Decisão semelhante foi tomada no mês em relação à indústria de fumo. O governo elevou o IPI para o setor no mesmo dia em que anunciou a redução de impostos sobre carros, caminhões, motos e materiais de construção. Após a decisão, a Souza Cruz anunciou o aumento do preço dos cigarros e a Philip Morris criticou o regime de tributação do setor imposto pelo governo.

Ainda segundo o "O Estado de S. Paulo", o governo também estuda uma segunda rodada do aumento da tributação sobre o fumo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame