Negócios
Acompanhe:

9 séries e filmes inspiradores recomendados por empresários

Documentários, histórias de superação e desafios do mundo do empreendedorismo estão entre as indicações. Confira:

Uma das indicações é a série Genius, disponível na Star+ (Star+/Divulgação)

Uma das indicações é a série Genius, disponível na Star+ (Star+/Divulgação)

I
Isabela Rovaroto

7 de janeiro de 2023, 08h08

Com a chegada de um novo ano, fazemos metas e damos início a projetos diferentes e, até mesmo, outros negócios. Para começar com o pé direito, reunimos as indicações de séries e filmes inspiradores indicados por nove grandes executivos. Confira os ensinamentos e aprendizados que tocaram a vida de CEOs e suas carreiras:

1. Genius (Star+)

"É sempre muito inspirador acompanhar pessoas que são referências em diversas áreas do mercado. A série Genius, disponível no Star+, acompanha não apenas a parte que todo mundo vê, mas também o lado holístico e pessoal de nomes incríveis e grandes gênios da humanidade. Então, é possível vermos personalidades como Aretha Franklin na música, Albert Einstein na física, Picasso nas artes… Para mim, isso se trata de uma grande inspiração, já que como empreendedores e executivos estamos sempre tentando ser nossa melhor versão e sonhando para chegar a lugares que ainda não conquistamos e que, às vezes, ninguém alcançou. Essa produção me ajudou a compreender que a desistência não é uma possibilidade e também reforçou a importância de ir atrás dos nossos sonhos e ter grandes objetivos, tanto como líder de uma empresa, mas também como pessoa", diz Emilly Ewell, CEO da Pantys.

2. Senna (Prime Video)

"Senna é um documentário lançado em 2010 que conta a trajetória de Ayrton Senna na Fórmula 1. Para Duek, traz diversos ensinamentos como o desenvolvimento do talento com treino, acreditar em si mesmo, trabalhar em equipe e motivação para entender que as vitórias são conjuntas, o respeito ao concorrente, sobre dividir os sonhos com a família e o principal que é sobre acreditar que você pode melhorar a cada dia e que podemos explorar os nossos limites",  diz André Duek, CEO Duek Motorhomes e Team Leader Global DuekLara.

3.  Peaky Blinders (Netflix)

"Thomas Shelby definitivamente não é um personagem admirável, mas sua vocação tem muito a nos ensinar - seja do que fazer, seja do que não fazer. Assistindo a série é possível tirar alguns ensinamentos da jornada de Tommy e dos Shelby. Tommy possui em mente, de forma clara e concisa, o objetivo para a sua empresa, sempre pensando a longo prazo. Além disso, ele está sempre buscando por uma nova linha de crescimento para manter o negócio relevante, sempre realizado com o que atingiu, mas nunca satisfeito. O protagonista usa as reuniões como ferramenta de crescimento; os encontros são curtos e objetivos, com agenda clara e definida. Outra lição que a série passa é que confiança é a chave. Absolutamente tudo que o Tommy promete aos seus liderados ele entrega, seja o crescimento da empresa, o reconhecimento de um membro ou algum grande resultado. O título de líder não transforma Tommy em uma referência inalcançável, mas sim um líder inspirador para seus membros. Ele arregaça as mangas como todos os outros", diz Tallis Gomes, co-fundador do G4 Educação.

4. O Jogo da Imitação (HBOMax)

"É baseado numa história real do matemático Alan Turing (interpretado por Benedict Cumberbatch). Com apenas 27 anos, ele fazia parte da equipe do governo britânico para decifrar o Enigma (código que os alemães usavam para se comunicar na Segunda Guerra Mundial). Todos os membros da equipe estavam indo numa direção e Turing foi noutra, propondo construir uma máquina capaz de desvendar as mensagens alemãs. A primeira lição que fica para mim e que tento usar no meu dia a dia é a importância do trabalho em equipe. Turing se deu conta que sozinho seria mais difícil construir sua máquina. A segunda lição é acreditar em si mesmo, ainda que todos te questionem, siga firme naquilo que você acredita. Quem é empreendedor muitas vezes já passou por dificuldades e escutar pessoas falando para desistir, mas se mantiver o foco e acreditar vai achar alternativas e soluções" diz Rochele Silveira, Diretora Administrativa do Kurotel.

5. Fome de Poder (HBOMax)


"O filme Fome de Poder (no original The Founder) narra a história da rede de lanchonetes fast food mais popular do mundo: o McDonald's. Mesmo sendo um filme de 2017, Vasconcellos sente que o filme não serve apenas para empreendedores, mas também para muitos líderes que estão à frente dos processos de mudanças em suas empresas. Para o CEO, o documentário traz pontos principais para a carreira como a coragem para crescer, aproveitar ao máximo a sua ideia inovadora e principalmente pedir ajuda de pessoas capacitadas, pois não se constrói um império sozinho e Ray Kroc percebeu isso e se juntou com pessoas extremamente capacitadas para fazer o seu negócio crescer de maneira exponencial", diz Fernando Vasconcelos, CEO do Grupo Kontik.

6.The Playlist (Netflix)

"A série mostra a dura realidade de sistemas brutos e invioláveis.Traz um aprendizado de coisas que você pode contornar mas não pode ir contra, além de mostrar estratégias de adaptação e inovação, que é necessária no mundo dos negócios e também na vida pessoal", diz Ligia Buonamici Costa, CEO da Liz Lingerie.

7.King Richard: Criando campeãs

"Se fosse necessário destacar apenas uma lição do longa, seria: A autoconfiança é fundamental para vencer. O filme apresenta a realidade de duas figuras que hoje são públicas, mas que para alcançar o sucesso tiveram uma trajetória com problemas, percalços e muitas questões. Algo que acontece em toda empresa, afinal, raramente o sucesso se apresenta sem esforço, e até mesmo quando o faz, em algum momento é necessário adaptação e muito jogo de cintura.

A histórias das irmãs Williams, além de ser emocionante, é contada de uma forma que nos lembra das dificuldades até o sucesso, algo que o mercado entende como normal, é raro a trajetória que seja doce e tranquila, mas nós sempre sonhamos com ela, não é mesmo? O longa possui frases muito marcantes, como: “Se você falha em planejar, você planeja falhar”, um choque de realidade e que se faz importante para o crescimento e existência. Uma produção que nos ensina muito sobre o mercado e sobre as melhores formas de estar nele. Ensina sobre acertar, sobre errar e sobre saber se ajustar, algo que nem sempre é falado, mas que faz parte da rotina.

Dentre as lições que se destacam podemos elencar algumas que "brilham" os olhos, como: Persista até que dê certo; Mantenha sempre o foco no plano; A disciplina é fundamental para vencer a desmotivação. Ao se postar diante de um eletrônico você não verá um filme, mas sim uma aula de economia e motivação disfarçada de produção hollywoodiana, vale cada segundo, eu garanto", diz Gabriel Lima, COO ds MField.

8.Som na Faixa (Netflix)

"Ao assistir, fiquei surpresa pois diferentemente de apenas contarem uma história que como a marca surgiu, eles trouxeram vários olhares da empresa para compor toda a narrativa, e por meio de profissionais da criação, vendas, jurídico e programação eles apresentaram a potência da marca. Além disso, é impressionante como uma boa ideia se sustenta com muita resiliência e com muita determinação. É uma história impactante, inspiradora e mais do que isso é sobre grandes ideias, agilidade e processos. Explorando ao mesmo tempo um olhar de obstinação pela melhor prestação de serviços que faz a plataforma ter essa popularidade", diz Priscila Pellegrini, sócia e diretora de operações da Holding Clube.

9. As Nadadoras

"As Nadadoras é um filme em que podemos tirar muitos insights e traçar um paralelo com a vida e os desafios do mundo do empreendedorismo, onde enfrentamos diversas barreiras que podem dificultar a sua ascensão e te fazer desistir. Com esse filme conseguimos observar lições que falam da importância do foco, persistência e resiliência quando estamos em busca de um objetivo. Essas lições nos ensinam sobre não desistir e insistir em um objetivo central, mostrando que a persistência leva ao sucesso. Iniciar o ano assistindo esse título vai te ajudar a internalizar lições para enfrentar um ano que virá cheio de desafios, porém também com novas possibilidades de lutar e conquistar", diz Vinícius Machado, CEO e fundador da Sotaq Creators.

VEJA TAMBÉM:

Em esforço de vendas, Magazine Luiza oferece descontos de até 80% nesta sexta-feira, 6