Exame Logo

10 importantes acontecimentos de negócios da semana

Entre anúncios de demissões, aquisições e irregularidades, clique nas fotos e veja quais foram as principais notícias de negócios desta semana:

Carrefour fecha e-commerce no Brasil (Vanderlei Almeida/AFP)

Daniela Barbosa

Publicado em 8 de dezembro de 2012 às 07h38.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h12.

São Paulo - Nesta semana, o Carrefour anunciou o fim de seu braço de comércio eletrônico. A decisão faz parte da estratégia da rede de se reestruturar no mercado brasileiro. De acordo com a varejista francesa, cerca de 40 pessoas foram demitidas com o fim da operação. Todas as entregas feitas antes do fechamento do site, no entanto, serão cumpridas.
  • 2. Santander demitiu 1.000

    2 /11(EXAME.com)

  • O Santander reduziu, nesta semana, seu quadro de funcionários no Brasil. O banco confirmou a demissão de cerca de 1.000 colaboradores como parte de algumas mudanças organizacionais.  Segundo nota divulgada pela instituição financeira, o banco emprega 55.000 pessoas e a redução representa aproximadamente 2% de sua força de trabalho.

  • 3. Citigroup vai dispensar 11.000

    3 /11(Justin Sullivan/Getty Images/AFP)

  • Na última quarta-feira, o Citigroup anunciou que vai demitir 11.000 pessoas e a decisão não vai poupar o Brasil. No país, 14 agências serão fechadas, disse a companhia, em comunicado. Com as demissões, o Citi espera gastar cerca de 300 milhões de dólares, mas, no longo prazo, economizar mais de 1 bilhão de dólares por ano com despesas.
  • 4. B%26A quer comprar Rio Verde

    4 /11(Germano Lüders/EXAME.com)

    A B&A Mineração, companhia de Roger Agnelli com o banco BTG Pactual, fez uma proposta para comprar a Rio Verde Mineração, empresa canadense com projetos de fertilizantes no Brasil. Segundo a agência de notícias Reuters, a empresa de Agnelli, que já possuía 30% capital da Rio Verde, propões comprar os 70% restantes.
  • 5. General Atlantic compra XP

    5 /11(Getty Images/Pool)

    O General Atlantic, fundo de private equity americano, comprou 30% da corretora XP Investimentos por 400 milhões de reais. As informações foram publicadas pela coluna Radar, de Veja, desta semana. Segundo a nota, o acordo entre as duas companhias foi fechado há cerca de dez dias e deve ser anunciado em breve ao mercado, pois precisa ainda da aprovação do Banco Central.

  • 6. BC aponta irregularidades no BVA

    6 /11(Reprodução)

    Nesta semana, um relatório do Banco central - conseguido com exclusividade por EXAME - apontou irregularidades no BVA. Segundo o documento, a instituição financeira desviou 135 milhões de reais para a empresa Peg Cred Promotora de Vendas e Participações.
  • 7. Estapar compra Minas Park

    7 /11(Renata Ursaia)

    A Estapar, rede de estacionamento que pertence ao BTG Pactual, comprou a Minas Park, companhia do mesmo setor que detém a liderança no mercado em Minas Gerais. As informações foram dadas pelo  Valor Econômico, da última terça-feira. Com a operação, a Estapar vai somar mais de 950 estacionamentos em todo o país e fortalecer a presença no estado de Minas Gerais e também Rio de Janeiro, onde a Minas Park está presente.
  • 8. Vale reduz investimentos

    8 /11(Germano Lüders/EXAME.com)

    A Vale anunciou no início da semana que investirá menos em 2013. De acordo com a companhia, os aportes devem somar 16,3 bilhões de dólares, 24% a menos com o plano anterior.  Segundo a Vale, o mundo está no final de um "super ciclo" do setor da mineração. "As perspectivas de uma expansão moderada da demanda global por minérios e metais no médio prazo requerem rígida disciplina na alocação de capital e maior foco em maximizar eficiência e minimizar custos", disse a mineradora em comunicado.
  • 9. Bunge vende negócio de fertilizantes

    9 /11(IVSON/DIVULGACAO)

    A Bunge anunciou, na última sexta-feira, que firmou um acordo definitivo com a Yara, que contempla a venda de seu negócio de fertilizantes no país. O negócio foi fechado por 750 milhões de dólares. Em comunicado, a empresa informa que a transação prevê um acordo de longo prazo de fornecimento de fertilizantes entre as duas empresas.
  • 10. Usiminas quer vender unidades

    10 /11

    A Usiminas está negociando parcerias ou venda de suas unidades de bens de capital e transformação, informou a companhia, nesta semana. "Estamos abertos a uma joint venture ou uma venda. Consideramos que o foco da Usiminas tem que ser mais a área de siderurgia", afirmou na última quarta-feira Julián Eguren, presidente da companhia.
  • 11. Veja, agora, 10 empresas que prometeram fazer contratações em massa

    11 /11(Getty Images)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame