Mundo

Xi e Trump falam por telefone sobre Taiwan, Coreia do Norte e G20

Presidente chinês transmitiu ao americano sua confiança em que Washington mantenha o seu respeito ao princípio de uma só China

Donald Trump: presidente chinês pediu a Trump para manejar com cautela e de forma adequada as questões relacionadas com Taiwan (Jonathan Ernst/Reuters)

Donald Trump: presidente chinês pediu a Trump para manejar com cautela e de forma adequada as questões relacionadas com Taiwan (Jonathan Ernst/Reuters)

E

EFE

Publicado em 3 de julho de 2017 às 08h51.

Pequim - Os presidentes da China, Xi Jinping, e Estados Unidos, Donald Trump, conversaram nesta segunda-feira por telefone sobre Taiwan, Coreia do Norte e a próxima cúpula de líderes do Grupo dos Vinte (G20), informou a televisão oficial chinesa.

Xi transmitiu a Trump sua confiança em que Washington mantenha o seu respeito ao princípio de uma só China, depois que na semana passada o Departamento de Estado dos Estados Unidos autorizou a venda de armas a Taiwan no valor de US$ 1,4 bilhão.

O presidente chinês pediu a Trump para manejar com cautela e de forma adequada as questões relacionadas com Taiwan, segundo a fonte.

Ambos falaram também sobre a Coreia do Norte e reafirmaram seu compromisso para se obter a desnuclearização da península coreana.

Xi e Trump também trocaram pontos de vista sobre a cúpula de líderes do G20 que acontecerá na próxima sexta-feira e no sábado em Hamburgo (Alemanha).

O presidente chinês destacou que Pequim e Washington deveriam fazer esforços conjuntos para fazer com que estas entrevistas do G20 gerem mais resultados na revitalização da economia global.

Acompanhe tudo sobre:ChinaDiplomaciaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Xi Jinping

Mais de Mundo

Ursos-polares matam trabalhador em posto remoto no Canadá

Carros híbridos prometem alcançar 1.100 km com uma carga (e um pouco de gasolina)

Com tensão no Oriente Médio, EUA aprova venda histórica de F-15 a Israel

Com inflação alta e queda do iene, primeiro-ministro do Japão anuncia que não buscará reeleição

Mais na Exame