Papa Francisco: "juízes devem seguir o exemplo de Jesus, que nunca negocia a verdade" (Giuseppe Ciccia/Pacific Press/LightRocket/Getty Images)
Tamires Vitorio
Publicado em 4 de julho de 2019 às 14h33.
São Paulo — O papa Francisco publicou nesta quinta-feira (4), em seu perfil no Twitter, um vídeo no qual fez uma oração para os juízes e afirma que eles “devem seguir o exemplo de Jesus, que nunca negocia a verdade”.
Na oração, o pontífice diz que "dos juízes dependem decisões que influenciam os direitos e os bens das pessoas. Sua independência deve ajudá-los a serem isentos de favoritismo e de pressões que possam contaminar as decisões que devem tomar".
https://twitter.com/Pontifex_pt/status/1146776928197795841
A publicação foi compartilhada nos três perfis oficiais do Papa (um em inglês, um em espanhol e um em português). Em sua conta em português, contudo, a gravação viralizou.
Agora, o termo “Papa” está no assunto mais comentado da rede social. Alguns usuários acreditam que o pontífice estava dando uma indireta ao ministro da Justiça Sergio Moro.
Um recado de Sua Santidade, o Papa Francisco: "Os juízes devem seguir o exemplo de Jesus. Que nunca negocia a verdade".#LulaLivre https://t.co/IThrUK32XR
— Dilma Rousseff (@dilmabr) July 4, 2019
Vamos rezar para que os ministros do STF venham a seguir o exemplo de Jesus e as recomendações do Papa Francisco @Pontifex_pt para assegurar o reconhecimento da verdade e a realização da justiça no julgamento do caso do presidente @LulaOficial em agosto próximo. pic.twitter.com/UYBW4bKAGs
— Eduardo Suplicy (@esuplicy) July 4, 2019
Papa defende que juízes sejam isentos e como Jesus não negociem a verdade. https://t.co/fjZR78W5qj
— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) July 4, 2019
https://twitter.com/mcbretas/status/1146817094056648704
Papa Francisco manda recado para @SF_Moro : todos juízes devem ser imparciais.
@Pontifex_pt pic.twitter.com/zrbZmaYq1S— Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) July 4, 2019
Papa Francisco divulgou há pouco, em diversas línguas, vídeo em que dá um recado claro: “Os juízes devem seguir o exemplo de Jesus. Que nunca negocia a verdade”. Mais uma vez, demonstra ser um ser humano atento ao seu tempo, e capaz de dizer coisas com coragem e sensibilidade. pic.twitter.com/G1ir2gE0fj
— Rogério Correia (@RogerioCorreia_) July 4, 2019