Corina deve perder imunidade na Venezuela, diz Cabello

Presidente da Assembleia Nacional denunciou que opositora violou a constituição ao aceitar participar de um fórum regional como representante do Panamá

Caracas - O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Diosdado Cabello, denunciou nesta segunda-feira que sua colega opositora María Corina Machado violou a constituição ao aceitar participar de um fórum regional como representante do Panamá, perdendo, assim, sua imunidade parlamentar.

Cabello argumentou que o artigo 149 da constituição venezuelana diz que "funcionários públicos não podem aceitar cargos, honras ou recompensas de governos estrangeiros sem a autorização da Assembleia Nacional".

O parlamentar leu o comunicado do Panamá para a Organização dos Estados Americanos creditando Corina como "representante alternativa" desse país que para que ela pudesse participar no fórum.

A ideia do Panamá era usar Corina para denunciar o governo de Nicolás Maduro e pedir a aplicação da Carta Democrática da organização para impor sanções aos países que violam a ordem constitucional.

Na semana passada, Corina foi a Washington para denunciar à OEA supostas violações aos direitos humanos por parte do governo de Nicolás Maduro.

Como reação, a bancada do governo na Assembleia Nacional venezuelana conduziu um pedido ao Tribunal Superior para remover a imunidade parlamentar de Corina.

Desde o início de fevereiro, quando os protestos se intensificaram no país, vários dirigentes oposicionistas foram detidos acusados de incitar a violência nas manifestações. Ao menos 32 pessoas morreram nos atos contrários ao governo de Nicolás Maduro. Fonte: Associated Press.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.