Mundo

Uma em cada seis pessoas adultas estão vacinadas no Reino Unido

Com o avanço da vacinação, o número de mortes por covid-19 também está em queda entre os britânicos, apesar da preocupação com novas variantes

Vacinação no Reino Unido: um em cada seis adultos vacinados (Steve Parsons/Reuters)

Vacinação no Reino Unido: um em cada seis adultos vacinados (Steve Parsons/Reuters)

CR

Carolina Riveira

Publicado em 16 de abril de 2021 às 14h31.

Última atualização em 16 de abril de 2021 às 14h32.

O Reino Unido atingiu nesta semana a marca de um em cada seis adultos no país vacinados completamente contra a covid-19, isto é, tendo tomado as duas doses da vacina.

O país, de quase 67 milhões de habitantes, chegou a 8,9 milhões de pessoas completamente vacinadas, ou 17% da população adulta, segundo calculado da empresa de dados PA Media publicado pelo jornal The Guardian.

Os números levam em conta a vacinação até ontem, mas já devem ser relativamente maiores após um dia de mais imunizações nesta sexta-feira, 16.

Ao todo, foram 41 milhões de doses aplicadas no Reino Unido. Incluindo as pessoas que ainda não estão totalmente imunizadas, o país já chega a cerca de 50% da população adulta tendo recebido ao menos a primeira dose.

A taxa de vacinação completa varia nos quatro territórios que formam o Reino Unido, mas todos passam de 15% de vacinados com as duas doses. O território britânico com mais vacinados completos é Gales (23%), à frente da Irlanda do Norte (17%), Inglaterra (17%) e Escócia (15%).

Com o avanço da vacinação, o Reino Unido segue em seu plano de reabertura gradual da economia, após meses de um rigoroso lockdown implementado no fim do ano passado, quando foi descoberta a variante B117. O plano do governo do premiê conservador Boris Johnson é ter toda a circulação autorizada, incluindo a abertura do comércio e viagens, no fim do mês de junho.

O número de mortes por covid-19 está em queda no país. Em abril, mesmo com a preocupação diante de novas variantes como a P1 brasileira, os britânicos registraram o menor número de mortes em um único dia em sete meses de pandemia.

No Brasil, são 34 milhões de doses de vacinadas aplicadas, o que faz do país o quinto em número de doses absolutas. No entanto, devido ao tamanho da população brasileira, com mais de 150 milhões de adultos, o Brasil tem cerca de 12% de pessoas vacinadas ao menos com a primeira dose (cerca de 17% se incluídos só os adultos) e menos de 5% com a segunda.

Segundo o consórcio de imprensa, 25 milhões de pessoas no Brasil receberam ao menos a primeria dose e pouco mais de 8 milhões receberam também a segunda, até quinta-feira, 15.

 

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

Acompanhe tudo sobre:Boris JohnsonReino Unidovacina contra coronavírus

Mais de Mundo

Lufthansa aumenta preços de passagens na Europa para cobrir custos ambientais

Estátua de cera de Abraham Lincoln derrete no calor brutal de Washington, nos EUA

Brasileiro é eleito para chefiar a Interpol pela 1ª vez

Qual o plano deste estado dos EUA para criar uma renda básica universal?

Mais na Exame