Mundo

UE dá ultimato para avançar em negociações do "Brexit"

A União Europeia está disposta a passar à segunda fase das negociações do "Brexit" sobre as futuras relações entre o bloco e o Reino Unido

Brexit: a UE somente considera que houve progressos suficientes no capítulo dos cidadãos e empregados (Yves Herman/Reuters)

Brexit: a UE somente considera que houve progressos suficientes no capítulo dos cidadãos e empregados (Yves Herman/Reuters)

E

EFE

Publicado em 17 de novembro de 2017 às 16h31.

Gotemburgo - O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, deu nesta sexta-feira um ultimato a Londres para que faça progressos com relação ao projeto de lei para separação e a fronteira física com a Irlanda, se quiser começar a negociar a segunda fase do "Brexit".

"Para evitar ambiguidades com o calendário, deixei claro à primeira-ministra britânica, Theresa May, que os progressos devem ocorrer até o começo de dezembro", afirmou Tusk ao término da cúpula na cidade sueca de Gotemburgo, onde o presidente do Conselho e May mantiveram uma reunião bilateral.

A União Europeia (UE) está disposta a passar à segunda fase das negociações do "Brexit" (saída do Reino Unido do clube comunitário) sobre as futuras relações entre o bloco e Londres só se houver suficientes progressos em temas como a lei para separação, a fronteira com a Irlanda e os direitos dos trabalhadores.

Dos três capítulos, a UE somente considera que houve progressos suficientes no capítulo dos cidadãos e empregados, explicou Tusk.

Perguntado sobre as últimas declarações do ministro do Reino Unido para o "Brexit", David Davis, que afirmou que a bola segue com o clube comunitário, o presidente do Conselho Europeu se limitou a dizer que o representante britânico "tem muito sentido de humor".

Ao término da cúpula, em entrevista à imprensa, May, que manteve encontros bilaterais com Tusk e com o presidente da França, Emmanuel Macron, lançou a mensagem de que convém "avançar juntos" para o que seja possível declarar um progresso suficiente e começar a estudar a futura associação "profunda, especial e exaustiva" entre Londres e os outros membros do clube comunitário.

"Estamos de acordo de que houve um bom progresso, mas é preciso fazer mais. Somos claros e eu sou clara de que o que necessitamos é avançar juntos e, dessa forma, podemos assegurar que conseguiremos o melhor acordo para o Reino Unido e a União Europeia", declarou May.

Segundo indicou um porta-voz de Downing Street em comunicado, Tusk e May falaram sobre os "progressos" alcançados até o momento nas conversas entre Bruxelas e Londres relacionados com os direitos dos cidadãos, Irlanda do Norte e o acordo financeiro, temas da primeira fase de negociação da saída britânica da União.

"A primeira-ministra May e o presidente Tusk estiveram de acordo de que há mais trabalho para fazer e falaram sobre como dar mais passos adiante juntos antes do Conselho Europeu de dezembro", precisou o porta-voz.

Os chefes de Estado e de Governo dos Estados-membros que seguirão no clube comunitário após a saída britânica decidirão na próxima cúpula europeia marcada para entre 14 e 15 de dezembro se houve suficientes progressos na primeira etapa e se é possível começar a negociar a futura relação entre ambas as partes.

Com o presidente francês, a primeira-ministra britânica manteve um encontro "construtivo" no qual dialogaram sobre os avanços conquistados até o momento e manifestaram a esperança em seguir progredindo antes do Conselho Europeu de dezembro.

"O presidente Macron e a primeira-ministra também trataram a forte relação bilateral existente entre França e Reino Unido e esperaram desenvolvê-la ainda mais nos próximos meses e anos", especificou o porta-voz.

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Exército de Israel ordena novas evacuações no sul de Israel

Após conversar com chanceler de Maduro, Amorim recebe representantes da oposição neste sábado

Eleições na Venezuela: campanha de Maduro é onipresente, com drones, filme e horas na TV

Trump critica democratas durante encontro com Netanyahu na Flórida

Mais na Exame