Ucrânia anuncia dissolução do Legislativo da Crimeia

Parlamento ucraniano iniciará processo para dissolver o Legislativo da República Autônoma da Crimeia, segundo presidente interino, Aleksandr Turchinov

Kiev - O Parlamento ucraniano vai iniciar um processo para dissolver o Legislativo da república autônoma da Crimeia, informou nesta quinta-feira o presidente interino da Ucrânia, Aleksandr Turchinov.

Em mensagem transmitida à nação, Turchinov reagiu assim à decisão adotada hoje pelo Parlamento pró-russo da Crimeia de abrir mão do status de autonomia da Ucrânia para anexar-se à Rússia, e de convocar um referendo no próximo dia 16 para referendar esta resolução.

Turchinov também qualificou de "ilegal e ilegítima" a consulta convocada para perguntar aos moradores da Crimeia se desejam integrar-se como sujeito da Federação da Rússia ou permanecer na Ucrânia.

"De acordo com as faculdades que tenho conferidas, suspendi a decisão do Parlamento da Crimeia de realizar o referendo", acrescentou.

Turchinov ressaltou que a questão de mudar as fronteiras do país, de acordo com a Constituição, só pode ser examinada em um referendo nacional, motivo pelo qual "a realização de um referendo local da Crimeia não é possível".

A Crimeia está povoada por dois milhões de pessoas, das quais 60% são russos, 26% ucranianos e 12% tártaros, favoráveis a manter a região dentro da Ucrânia.

As novas autoridades de Kiev não reconhecem o governo "títere" de Simferopol, a capital da Crimeia, que por sua vez considera ilegítimo o Executivo central e seguem considerando presidente da Ucrânia o deposto Viktor Yanukovich, refugiado na Rússia.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.