Mundo

Turquia autoriza uso do véu no ensino secundário

Oposição laica se posicionou fortemente contra a medida quando o assunto foi discutido no parlamento

Senhora e jovem com véu islâmico leem em Istambul: governo conservador turco autorizou o uso do véu islâmico no ensino secundário (Ozan Kose/AFP)

Senhora e jovem com véu islâmico leem em Istambul: governo conservador turco autorizou o uso do véu islâmico no ensino secundário (Ozan Kose/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2014 às 16h52.

Ancara - O governo conservador turco autorizou o uso do véu islâmico no ensino secundário, como já acontecia nas universidades e nas administrações públicas, apesar das críticas da oposição laica.

"Cada um deve poder viver como quiser", declarou o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu ao anunciar a medida.

A oposição laica se posicionou fortemente contra a medida quando o assunto foi discutido no parlamento, argumentando que ela viola o princípio constitucional de laicidade. Os sindicatos de professores também se posicionaram desfavoravelmente ao uso do véu, afirmando que se trata de "um regresso à Idade Média".

"A sociedade é conduzida à Idade Média através da exploração da religião", declarou Kamuran Karaca, presidente do sindicato Egitim-Sen.

Um dirigente do Partido Republicano do Povo (CHP), principal força opositora, classificou a mudança de "ideológica e não pedagógica", acrescentando que apresentará um recurso à Corte Constitucional para que anule a autorização de uso do véu no ensino secundário.

Desde a sua chegada ao poder em 2002, o AKP anunciou que iria permitir o uso do véu em todos os âmbitos sociais.

O véu está autorizado na função pública e no parlamento desde 2013.

Segundo uma pesquisa de opinião, cerca de dois terços das mulheres turcas usam o véu.

A Turquia, país de maioria muçulmana, é um Estado oficialmente laico.

O tema do véu é muito simbólico no país muçulmano com fortes discrepâncias entre os laicos e os partidários Islã na política, e que invocam a liberdade de culto.

A liberalização do uso do véu em todos lugares, principalmente nos locais públicos, é uma reivindicação emblemática dos defensores do Islã desde o começo dos anos 1970.

Acusado de querer "islamizar" a Turquia, o partido governamental desencadeou uma onda de protestos após a adoção de medidas que tributam o álcool e restringem sua venda e consumo, proibidos pelo islã.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnsino superiorEuropaFaculdades e universidadesIslamismoTurquia

Mais de Mundo

Ursos-polares matam trabalhador em posto remoto no Canadá

Carros híbridos prometem alcançar 1.100 km com uma carga (e um pouco de gasolina)

Com tensão no Oriente Médio, EUA aprova venda histórica de F-15 a Israel

Com inflação alta e queda do iene, primeiro-ministro do Japão anuncia que não buscará reeleição

Mais na Exame