Publicado em 13 de janeiro de 2026 às 12h32.
Um homem morreu e 35 pessoas ficaram feridas após uma série de ondas fortes surpreender banhistas nas regiões do Mar del Plata, Santa Clara del Mar e Mar Chiquita, na província de Buenos Aires, na Argentina. Imagens registradas por testemunhas mostram o 'mini tsunami' engolindo a faixa de areia e arrastando os turistas para a água.
Segundo o jornal La Nacion, a vítima foi identificada como Yair Manno, de 29 anos. Ele era natural de Mar del Plata, mas morava há oito anos na França e visitava o local com a namorada.
Segundo relatado por testemunhas à publicação, o jovem estava nas proximidades de um grupo de pescadores em um setor da lagoa de Mar Chiquita quando a forte corrente de ondas atingiu as pedras e arrastou as pessoas. Manno foi levado pelas ondas para o fundo e se afogou.
#Argentina 🌊 Fenómeno histórico en la Costa Atlántica
📍 Santa Clara del Mar
⚠️ Una ola gigante, un “mini tsunami” que no ocurría desde 1954, golpeó la costa:
🔴 1 hombre murió al chocar contra las rocas
🟠 Más de 30 heridos pic.twitter.com/CGgIvIQr38— Gonnet Digital (@MagazineGonnet) January 13, 2026
Em Santa Clara del Mar, um banhista teve uma parada cardíaca e precisou ser atendido ainda na praia pelos guarda-vidas. Ele foi transferido de ambulância e encaminhado a um hospital em Mar del Plata, onde está internado.
Seu estado de saúde é estável. Também foram registrados cerca de 35 feridos com diferentes lesões, mas sem casos graves. O episódio, segundo autoridades do país, foi registrado após uma inesperada maré baixa na região.