Mundo

Toyota anuncia recall de 500.000 veículos nos Estados Unidos

Medida é um duro golpe contra os planos de assumir a liderança mundial do setor automotivo em 2007

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A montadora japonesa Toyota vai promover, nos Estados Unidos, o recall de 533.000 veículos dos modelos Sequoia e Tundra, ambos fabricados em sua unidade de Indiana entre os anos de 2004 e 2007. De acordo com o jornal britânico Financial Times, a medida é um duro golpe contra os planos da companhia, que deseja desbancar a General Motors neste ano do posto de maior montadora do mundo. O mercado americano já superou, em importância, o japonês para a Toyota.

Segundo a empresa, os defeitos detectados nesses modelos dificultam o controle do veículo pelo motorista. Há relatos de pelos menos 11 acidentes decorrentes desses problemas, que geraram seis processos contra a montadora nos Estados Unidos. A Toyota afirma não saber, com certeza, quando o primeiro acidente relacionado ao defeito aconteceu, mas, no ano passado, quatro executivos da montadora (três deles ainda atuando na empresa) foram processados no Japão. A suspeita é de que eles adiaram a realização do recall, mesmo sabendo do risco que os motoristas corriam.

A decisão também compromete os esforços da montadora de passar uma imagem de credibilidade e qualidade. Há seis meses, o governo japonês já havia determinado que a Toyota se esforçasse para reduzir a incidência de defeitos. Somente no ano passado, a montadora revisou meio milhão de veículos no Japão e 814.000 nos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Convenção Republicana: da Ilha da Fantasia direto para a Casa Branca

Delta e American Airlines retomam voos após apagão online global

OMS confirma detecção do vírus da poliomielite no sul e no centro de Gaza

Europa está em alerta vermelho por intensa onda de calor com incêndios e invasões de gafanhotos

Mais na Exame