Taleban toma controle de distrito no norte do Afeganistão

"No momento, está ocorrendo uma intensa troca de tiros na área e os moradores, incluindo mulheres e crianças, estão fugindo dos conflitos", disse polícia local

Afeganistão - Insurgentes talebans tomaram o controle do distrito de Chardara, na província Kunduz, ao norte do país, de acordo com autoridades afegãs. O chefe do conselho provincial, Mohammad Yusouf Ayubi, afirmou neste domingo que o grupo taleban estabeleceu o controle do distrito após dois dias de ataques às forças de segurança locais.

O porta-voz da polícia, Sayed Sarwar Hussaini, disse que estão sendo enviados reforços para a região e que devem ocorrer operações para a retomada o distrito. "No momento, está ocorrendo uma intensa troca de tiros na área e os moradores, incluindo mulheres e crianças, estão fugindo dos conflitos", disse Ayubi.

O exército afegão e as forças policiais sofreram perdas importantes contra o taleban após a saída das forças internacionais, no final do ano passado. Durante os confrontos no sábado no distrito de Chardara, três membros da polícia afegã foram mortos e seis ficaram feridos, de acordo com Hussaini. Entre os insurgentes talebans, ele estimou que 17 combatentes foram mortos e mais de 20 feridos.

O porta-voz do Taleban, Zabihullah Mujahid, alegou a responsabilidade pelos ataques em um e-mail e afirmou que haviam muitos feridos entre as forças de segurança afegãs. Enquanto isso, uma declaração do Ministério do Interior alegava que as forças de segurança haviam reestabelecido o controle do distrito de Yamgan, na província Badakhshan, no nordeste do país, que estava sob controle Taleban desde o início do mês de junho. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.