Mundo

Sócio de traficante russo de armas aceita extradição aos EUA

"Agradeço a Austrália por sua hospitalidade. Só preciso voltar para casa", disse Richard Ammar Chichakli


	Jornalista filma teleconferência com Viktor Bout em sua prisão de Moscou: Bout foi um dos maiores contrabandistas de armas do mundo a partir da década de 1990
 (Kirill Kudryavtsev/AFP)

Jornalista filma teleconferência com Viktor Bout em sua prisão de Moscou: Bout foi um dos maiores contrabandistas de armas do mundo a partir da década de 1990 (Kirill Kudryavtsev/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2013 às 08h50.

Priorizar nos meus resultados Google

Melbourne - Um homem apontado como colaborador do famoso contrabandista de armas russo Viktor Bout aceitou ser extraditado para os Estados Unidos, ao afirmar em um tribunal australiano que estava pronto a voltar para casa.

Richard Ammar Chichakli, com cidadania americana e síria, disse aos juízes em Melbourne que estava "pronto para a extradição".

"Agradeço a Austrália por sua hospitalidade. Só preciso voltar para casa", disse.

Bout foi um dos maiores contrabandistas de armas do mundo a partir da década de 1990. Ao lado de Chichakli e de outros sócios, estabeleceu uma frota de aviões de carga para transportar equipamentos militares comprados de modo fraudulento a países na África, América do Sul e Oriente Médio.

O contrabandista russo foi condenado por um tribunal americano em 2011 por conspiração para vender armas à guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc)

Bout, que cumpre condenação nos Estados Unidos e tem a extradição solicitada por Moscou, foi detido em 2008 na Tailândia, durante uma operação na qual agentes americanos se passaram por intermediários da guerrilha colombiana das Farc.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)ArmasContrabando

Mais de Mundo

Protestos na França chegam à segunda semana; veja as principais reivindicações

Segundo turno das eleições começa no exterior; Nova Zelândia abre urnas

OMS inicia testes de vacina contra cepa do Ebola, responsável por surto no Congo

Reino Unido orienta população a estocar água e alimentos para enfrentar emergências