Mundo

Simulações dos EUA estimam que China fracassaria em invasão a Taiwan

Os especialistas militares, reunidos para a simulação de guerra pelo Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, ressaltaram que EUA, China, Taiwan e Japão, sofreriam perdas "enormes"

 (AFP/AFP Photo)

(AFP/AFP Photo)

A

AFP

Publicado em 10 de janeiro de 2023 às 08h51.

A China provavelmente fracassaria em uma tentativa de invadir Taiwan se os Estados Unidos defendessem a ilha, indicou nesta segunda-feira (9) um grupo de especialistas americanos, embora o conflito implicaria grandes perdas para as forças dos EUA.

Os especialistas militares, reunidos para a simulação de guerra pelo Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, ressaltaram que cada parte envolvida diretamente em um conflito dessa magnitude (EUA, China, Taiwan, Japão) sofreria perdas "enormes".

"Na maioria dos casos é pouco provável que a China tenha sucesso e alcance seus objetivos operacionais" ou consiga "ocupar Taipei", a capital de Taiwan, concluiu Eric Heginbotham, especialista em segurança do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT).

A simulação testou 24 cenários diferentes, cada um com tentativas da China de tomar o controle de Taiwan pela força em 2026.

Segundo as projeções, sem a ajuda americana, a ilha - que conta com um governo autônomo, mas que a China reivindica como parte de seu território - cairia em no máximo três meses, em meio a bombardeios e invasões terrestres.

No entanto, "o custo da guerra seria elevado para todos os envolvidos, e certamente para os Estados Unidos", acrescentou Heginbotham.

Washington reconhece diplomaticamente apenas Pequim, o que significa que Taiwan não tem uma relação diplomática oficial com os Estados Unidos. No entanto, os EUA fornecem apoio político e militar considerável a Taiwan.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)GuerrasChinaTaiwan

Mais de Mundo

EUA ameaça reagir contra Irã após sete mortes e 119 prisões em protestos

Feriado do Ano Novo impulsiona transporte na China, com 207 milhões de viagens

Faísca de vela começou incêndio em bar na Suíça, diz procuradora

Terremoto atinge México e interrompe coletiva da presidente; veja vídeo