Mundo

Sérvia não reconhecerá Kosovo para entrar na UE

"A Sérvia não reconhecerá a independência do Kosovo sob nenhuma condição", disse o presidente Boris Tadic

Boris Tadic: "Esta postura não mudará" (Getty Images)

Boris Tadic: "Esta postura não mudará" (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de março de 2012 às 19h50.

Priorizar nos meus resultados Google

Belgrado - O presidente sérvio, Boris Tadic, pediu nesta sexta-feira que a Sérvia mantenha sua postura de não reconhecer a independência do Kosovo e que esse assunto não condicione sua aproximação à União Europeia, que na quinta-feira lhe concedeu o estatuto de país candidato à adesão.

'A posição da Sérvia está clara. A Sérvia não reconhecerá a independência do Kosovo sob nenhuma condição. Nem ontem, nem hoje nem amanhã', declarou o presidente sérvio em entrevista coletiva.

'Esta postura não mudará', disse Tadic, insistindo que ninguém poderá pedir da Sérvia o reconhecimento de sua ex-província como uma condição durante o processo de adesão.

Ele lembrou que na União Europeia há países que não reconhecem a independência do Kosovo - Espanha, Grécia, Eslováquia, Romênia e Chipre -, e opinou que esses parceiros manterão suas posturas.

Tadic reconheceu que o estabelecimento de uma data de início das negociações para a adesão está condicionado ao diálogo com Pristina para resolver os problemas concretos de sua relação com o Kosovo. 

Acompanhe tudo sobre:PolíticaEuropaUnião EuropeiaSérvia

Mais de Mundo

EUA e Paraguai fecham acordo para uso da energia de Itaipu

'Ciclone monstro': onde vai passar o tufão Champi e quais países serão afetados?

Venezuela e oposição concordam em realizar eleições presidenciais

Onda de violência na França preocupa setor de turismo