Robert F. Kennedy Jr. iniciou uma candidatura à Casa Branca, mas logo desistiu (Kevin Dietsch/Getty Images)
Agência de Notícias
Publicado em 13 de fevereiro de 2025 às 14h30.
O Senado dos Estados Unidos confirmou nesta quinta-feira, 13, o nome de Robert F. Kennedy Jr. como secretário de Saúde do governo Donald Trump. O indicado do republicano foi aprovado por 52 senadores e teve a oposição de 48 parlamentares.
Kennedy Jr., conhecido por suas teorias controversas sobre vacinas, chegou a entrar na corrida presidencial do ano passado, mas logo desistiu e apoiou Trump.
Kennedy Jr., de 71 anos, é filho do ex-procurador-geral Robert F. Kennedy e sobrinho do ex-presidente democrata John F. Kennedy (JFK), ambos assassinados na década de 60. Kennedy Jr, porém, não tem qualquer ligação com a tradicional família de políticos do país.
Em abril de 2023, ainda com certa afinidade com os democratas, ele se apresentou como alternativa para o então presidente, o democrata Joe Biden (2021-2025), e anunciou suas aspirações para ser o candidato do partido, mas em outubro do ano passado lançou-se como independente, mas acabou suspendendo a campanha e apoiando Trump.
Em sua rede social, Truth Social, o presidente falou que velar pela saúde dos cidadãos é o poder mais importante do Executivo e destacou que "durante muito tempo" os norte-americanos foram "aplastados pelo sistema alimentar industrial e pelas farmacêuticas que recorreram ao engajamento, à desinformação e à manipulação".
Em sua audiência de confirmação no Senado em 29 de janeiro, Kennedy Jr. negou ser um antivacina e se comprometeu a não desincentivar seu uso. E confirmou que apoia a vacinação contra o sarampo e a poliomielite.
Kennedy Jr. é mais um nome controverso na nova administração do republicano. Elon Musk, responsável pelo Departamento de Eficiência Governamental, e o apresentador da Fox News, Pete Hegseth, como chefe do Pentágono, também levantaram discussões. Matt Gaetz foi indicado para procurador-geral, mas desistiu antes de assumir após acusações de crimes sexuais.