Mundo

Segundo turno das eleições no Haiti deve ocorrer em outubro

Para Privert, uma das questões prévias necessárias à realização das eleições é rever os resultados do primeiro turno


	Eleições: “Temos de ser realistas, por muitas razões, as eleições são importantes, mas temos de criar confiança no processo"
 (Andres Martinez Casares / Reuters)

Eleições: “Temos de ser realistas, por muitas razões, as eleições são importantes, mas temos de criar confiança no processo" (Andres Martinez Casares / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2016 às 08h24.

O presidente do Haiti em exercício, Jocelerme Privert, disse hoje (26) que o segundo turno das eleições presidenciais será em outubro, depois de sucessivos adiamentos, o último deles ocorrido nesse domingo (24).

“Temos de ser realistas, por muitas razões, as eleições são importantes, mas temos de criar confiança no processo, é por isso que a comissão de verificação é vital”, declarou, em entrevista domingo, quando estava previsto o segundo turno.

Para Privert, uma das questões prévias necessárias à realização das eleições é rever os resultados do primeiro turno, em outubro do ano passado, que apontavam Jovenel Moise como o candidato mais votado. Houve denúncias de fraude por parte da oposição.

Ontem, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon mostrou-se preocupado com os adiamentos sucessivos do segundo turno no Haiti, sem a fixação de nova data.

Em comunicado, Ban Ki-moon afirmou que viu com “profunda preocupação que a data de 24 de abril não foi respeitada e que nenhum calendário alternativo foi anunciado”.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesHaitiONU

Mais de Mundo

Megajulgamento por crimes contra a humanidade começa na Argentina

Gotículas respiratórias são via 'menor' de transmissão da mpox, segundo a OMS

Criança quebra acidentalmente jarro raro de 3,5 mil anos durante visita a museu em Israel

Macron retoma difíceis consultas para nomear governo na França

Mais na Exame