Resultado preliminar indica vitória de João Lourenço em Angola

Lourenço, ex-general e ministro de Defesa, assumirá o cargo de José Eduardo dos Santos, que se tornou presidente de Angola em 1979

Luanda - O Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA) obteve 64,6% dos votos nas eleições nacionais, de acordo com resultados preliminares divulgados pela comissão eleitoral do país nesta quinta-feira, preparando o terreno para que João Lourenço se torne o primeiro novo presidente do país em 38 anos.

O resultado, no entanto, mostra uma queda na preferência pelo MPLA, que nas últimas eleições atingiu 72% dos votos.

A oposição União Nacional para a Independência Total de Angola (Unita) recebeu 24,4% dos votos nas eleições de quarta-feira, enquanto a Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE) obteve 8,6%, de acordo com a comissão eleitoral.

Lourenço, ex-general e ministro de Defesa, assumirá o cargo de José Eduardo dos Santos, que se tornou presidente de Angola em 1979.

Muitos angolanos acreditam que Santos acabou com a guerra civil de 27 anos de Angola, que durou até 2002 e deixou 1,5 milhão de mortos, além de ter desencadeado o boom do petróleo.

A alta do petróleo, no entanto, foi interrompida com a queda nos preços do óleo, que trouxe ao foco alegações de má gestão dos recursos do país e corrupção desenfreada entre os principais funcionários do governo. Fonte: Dow Jones Newswires.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.