Mundo

Rebeldes sírios anunciam ataque decisivo em Alepo

Um oficial desertor e chefe de brigada rebelde declarou: "esta noite, ou Alepo será nossa ou seremos derrotados"


	Rebeldes sírios patrulham as ruas de Alepo: a capital econômica do país é cenário de uma intensa batalha entre as tropas do regime e rebeldes há mais de dois meses
 (Miguel Medina/AFP)

Rebeldes sírios patrulham as ruas de Alepo: a capital econômica do país é cenário de uma intensa batalha entre as tropas do regime e rebeldes há mais de dois meses (Miguel Medina/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2012 às 13h32.

Alepo - Milhares de combatentes rebeldes sírios lançaram na tarde desta quinta-feira um ataque decisivo para tomar o controle da cidade de Alepo, no norte do país, anunciou um de seus comandantes à AFP.

"Esta noite, ou Alepo será nossa ou seremos derrotados", afirmou à AFP Abu Fourat, um oficial desertor e um dos chefes da brigada rebelde Al-Tawhid, a maior da cidade.

A AFP viu rebeldes se reunindo em escolas do bairro de Izaa, no norte desta cidade, e disparando obuses de morteiro, enquanto trocavam palavras de incentivo por 'walkie-talkies'.

Alepo, capital econômica do país, é cenário de uma intensa batalha entre as tropas do regime e rebeldes há mais de dois meses.

Depois de terem registrado um avanço importante no final de julho, no início dos combates, os insurgentes se limitaram a defender suas posições diante do poderio de fogo das forças do governo.

O regime sírio, que bombardeia com frequência a cidade pelo ar, anunciou nesta terça-feira a tomada de Arkoub, um grande bairro do leste de Alepo.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasPolíticaSíria

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil