Rajoy faz apelo por estabilidade na Catalunha

"Nossa disposição a colaborar é total e absoluta" para alcançar esses objetivos, disse Rajoy em seu primeiro pronunciamento em relação às eleições regionais

Madri - O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, fez um apelo nesta terça-feira para que, após as eleições na Catalunha e após ter "perdido" vários meses em consequência dessas eleições, todos trabalhem para combater a crise, e gerar estabilidade e segurança.

"Nossa disposição a colaborar é total e absoluta" para alcançar esses objetivos, disse Rajoy em seu primeiro pronunciamento em relação às eleições regionais realizadas no domingo na Catalunha, e insistiu que a prioridade neste momento é a luta contra a crise e o desemprego.

O governo espanhol "sempre está com quem quer lutar contra a crise" econômica, reiterou ao ser perguntado sobre o resultado das eleições catalãs durante uma entrevista coletiva conjunta em Madri com o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

O chefe do Executivo, que não revelou se falou após as eleições com o líder nacionalista e presidente do governo autônomo da Catalunha, Artur Mas, insistiu que é muito importante que todos trabalhem agora na mesma direção: a saída da crise econômica.

Os nacionalistas da Convergência e União (CiU) de Artur Mas ganharam as eleições autônomas do domingo, mas não só não conseguiram maioria absoluta que buscavam ao antecipar o pleito, como perderam 12 cadeiras no Parlamento catalão. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.