Putin diz que Ocidente falhará na tentativa de isolar a Rússia

Em videoconferência com membros do Fórum Econômico da Eurásia, que reúne várias nações da antiga União Soviética, Putin disse que a Rússia não se isolará das relações internacionais de cooperação
Putin: O líder russo citou crescentes desafios econômicos no Ocidente (Sergei GUNEYEV / Sputnik/AFP)
Putin: O líder russo citou crescentes desafios econômicos no Ocidente (Sergei GUNEYEV / Sputnik/AFP)
Por Estadão ConteúdoPublicado em 26/05/2022 13:12 | Última atualização em 26/05/2022 13:12Tempo de Leitura: 1 min de leitura

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira, 26, que o Ocidente falhará em sua tentativa de isolar Moscou e enfrentará problemas econômicos crescentes. Em videoconferência com membros do Fórum Econômico da Eurásia, que reúne várias nações da antiga União Soviética, Putin disse que a Rússia não se isolará das relações internacionais de cooperação.

Na visão dele, isolar o país é uma tarefa "impossível, totalmente irrealista no mundo moderno" e "aqueles que tentam fazê-lo prejudicam principalmente a eles próprios".

O líder russo citou crescentes desafios econômicos no Ocidente, incluindo "inflação nunca vista em 40 anos, desemprego crescente ruptura de cadeias produtivas e o agravamento das crises globais em esferas tão sensíveis como a alimentação."

"Isso não é uma piada", disse ele. "Isso é uma coisa séria que terá um impacto em todo o sistema de relações econômicas e políticas." Ele criticou o Ocidente por apreender reservas russas, dizendo que "o roubo dos bens dos outros nunca trouxeram nenhum bem.".

LEIA TAMBÉM:

Reino Unido aplica sanções contra suposta namorada de Putin

Dispostos a se acostumar à guerra, refugiados ucranianos retornam a Kiev

Militares ucranianos feridos negam se render aos russos em Azovstal