Príncipe Felipe deve assumir trono espanhol após 18 de Junho

Juan Carlos afirmou na segunda-feira que entregará o trono a Felipe, em um gesto para reabilitar a monarquia espanhola

Madri - O príncipe Felipe, da Espanha, irá provavelmente suceder seu pai Juan Carlos como rei em algum momento depois de 18 de junho, disse nesta terça-feira o presidente do Congresso dos Deputados, Jesús Posada, um dia depois de o monarca anunciar sua abdicação após um longo reinado.

Juan Carlos afirmou na segunda-feira que entregará o trono a Felipe, em um gesto para reabilitar a monarquia espanhola abalada por escândalos em um momento de dificuldades econômicas e crescente descontentamento no país com a elite política.

A Espanha não tem um conjunto preciso de normas regulamentando a abdicação e a sucessão, por isso, a sucessão vai requerer a aprovação de legislação no Parlamento, onde o conservador Partido do Povo (PP) tem maioria absoluta.

A oposição socialista anunciou que apoiará a lei. "Ainda veremos, mas acredito que tudo deverá estar decidido por volta de 18 de junho, de modo que a proclamação solene possa ser realizada perante as Cortes (Congresso dos Deputados e Senado)", disse Posada. .

Antes popular, Juan Carlos, de 76 anos e há quase 40 no trono, ajudou a Espanha a fazer uma transição tranquila para a democracia nos anos 1970, depois da ditadura de Francisco Franco, mas parecia cada vez mais distante nos últimos anos.

Um escândalo de corrupção na família e sua saúde fragilizada após várias cirurgias nos últimos anos também contribuíram para erodir o apoio público ao rei.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.