Primeiros peshmergas chegam a Kobane para luta contra o EI

grupo formado por dez peshmergas entrou pela primeira vez em Kobane através da Turquia, para ajudar na luta contra o Estado Islâmico

Beirute - Um grupo formado por dez peshmergas entrou pela primeira vez nesta quinta-feira no enclave curdo sírio de Kobane através da Turquia, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Segundo a ONG, a expectativa é que nas próximas horas cheguem à cidade assediada pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) os 140 peshmergas restantes, que aguardam no lado turco da fronteira.

O vice-ministro de Relações Exteriores do governo local autônomo de Kobane, Idris Nuaman, não pôde confirmar a informação, mas afirmou à Agência Efe que "é possível que alguns peshmergas tenham entrado, mas a maior parte da força ainda está na Turquia".

O ativista Mustafa Bali denunciou que o deslocamento dos soldados curdo iraquianos está atrasado devido a impedimentos impostos pelas autoridades turcas.

De Kobane, Bali disse à Efe que a maioria dos peshmergas estão presos pelos turcos em um armazém, próximo à fronteira, onde não é permitido entrar nem sair.

Os 150 membros das forças curdo iraquianas chegaram na noite de terça-feira à Turquia para continuar o percurso rumo a Kobane, já que a população está cercada por todos os lados, menos pelo norte, na fronteira com a Turquia.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.