Mundo

Presidente do Cazaquistão nomeia novo primeiro-ministro

Nazarbayev assinou o decreto de nomeação na câmara baixa do Parlamento cazaque após obter aprovação unânime dos deputados


	 

	O novo primeiro-ministro tem nove dias para configurar seu Gabinete, que deverá ser aprovado pelo presidente Nursultan Nazarbayev (Getty Images)

  O novo primeiro-ministro tem nove dias para configurar seu Gabinete, que deverá ser aprovado pelo presidente Nursultan Nazarbayev (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2012 às 19h29.

Moscou - O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, nomeou nesta segunda-feira Serik Ajmetov como novo primeiro-ministro da república centro-asiática, após aceitar, momentos antes, a renúncia de Karim Maximov.

Nazarbayev assinou o decreto de nomeação na câmara baixa do Parlamento cazaque após obter aprovação unânime dos deputados, como exige a Constituição da antiga república soviética, informaram as autoridades do país.

Depois que o presidente do país aceitou a renúncia de Maximov, o ex-primeiro-ministro foi nomeado chefe da Administração da Presidência de Nazarbayev, segundo a imprensa local.

O novo primeiro-ministro tem nove dias para configurar seu Gabinete, que deverá ser aprovado pelo presidente.

Os deputados consultados pela agência russa ''Interfax'' após a nomeação, não esperam grandes mudanças no novo Executivo.

''Pode haver mudanças no bloco social, onde há falhas, como no trabalho e na agricultura. Além disso, também podem surgir perguntas sobre o sistema sanitário'', comentou o parlamentar Vladislav Kosariov.

O líder do partido Ak Zhol, Azata Peruashev, considerou que os problemas atuais do Cazaquistão têm a ver com ''a modernização social, o desenvolvimento da economia produtiva, a agricultura, os serviços comunitários, a formação profissional e a habitação''.

Ajmetov é doutor em ciências econômicas e engenheiro de metalurgia. Da mesma forma que Maximov, esteve à frente do Ministério de Transportes e Comunicações entre 2006 e 2009.

Maximov, de 47 anos e que exercia o cargo de primeiro-ministro desde 2007, já havia dirigido o banco central cazaque e o Ministério de Transportes e Comunicações.

Acompanhe tudo sobre:CazaquistãoPolítica

Mais de Mundo

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos